Mais de 670 mil pessoas ficaram sem energia elétrica e quase 15 mil voos foram cancelados nos Estados Unidos neste domingo (25), diante da chegada de uma megatempestade de inverno que ameaça paralisar praticamente metade do país nesta semana com nevascas intensas, chuva congelante, granizo e temperaturas extremamente baixas.
Os apagões atingiram principalmente os estados do Mississippi, Texas, Tennessee e Louisiana, onde mais de 100 mil clientes ficaram sem fornecimento de energia. Também foram registrados impactos em Kentucky, Geórgia, Virgínia e Novo México, segundo autoridades locais.
Meteorologistas alertaram que a tempestade pode atingir cerca de dois terços do leste dos Estados Unidos ao longo desta semana, trazendo riscos elevados à população. Ao menos, 15 pessoas morreram neste final semana.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos classificou o evento como excepcionalmente amplo e duradouro, prevendo acúmulo significativo de gelo no Sudeste, com “impactos incapacitantes a potencialmente catastróficos”.
Diante do cenário, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou o fenômeno como “histórico” e aprovou, no sábado, declarações federais de emergência para os estados da Carolina do Sul, Virgínia, Tennessee, Geórgia, Carolina do Norte, Maryland, Arkansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Indiana e Virgínia Ocidental.
“Continuaremos a monitorar e a manter contato com todos os Estados no caminho dessa tempestade. Fiquem seguros e aquecidos”, escreveu Trump em uma postagem no Truth Social.
Ao todo, 17 estados e o Distrito de Columbia já decretaram estado de emergência, informou o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos. “Vai estar muito, muito frio. Incentivamos todos a estocar combustível e alimentos”, afirmou a secretária do órgão, Kristi Noem.
Impacto no transporte aéreo
O mau tempo também provocou um colapso no transporte aéreo. Segundo o site FlightAware, cerca de 10.000 voos programados para domingo foram cancelados, além de outros 4.000 no sábado. As principais companhias aéreas norte-americanas emitiram alertas aos passageiros, recomendando atenção redobrada a alterações de horários e cancelamentos.
Risco de novos apagões
No sábado (24), operadores do sistema elétrico dos Estados Unidos intensificaram medidas preventivas para evitar apagões rotativos, diante da expectativa de picos elevados de demanda por aquecimento e do risco de danos à infraestrutura provocados pelo gelo e ventos fortes.
Meteorologistas também preveem temperaturas recordes de frio e ventos intensos avançando para a região das Grandes Planícies, aumentando ainda mais os riscos à segurança da população e à operação dos sistemas de energia e transporte.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.