28/02/2026​

Reunião VIP de 3h.
Aberta para tirar dúvidas

Workshop gratuito para empresários do setor

Você está crescendo… ou apenas sobrevivendo no setor de energia?

Garantir a minha vaga
  • ter, 17 fevereiro, 2026
Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify
  • GC Solar: 20,5 GW
  • GD Solar: 43,9 GW
  • Anuncie aqui
  • Sobre nós
  • Expediente
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
  • Artigos
    • Artigo de Opinião
    • Artigo do Fabricante
    • Artigo Técnico
  • Renováveis
  • Latam
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Veículos Elétricos
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
  • Artigos
    • Artigo de Opinião
    • Artigo do Fabricante
    • Artigo Técnico
  • Renováveis
  • Latam
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Veículos Elétricos
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
  • Artigos
    • Opinião
    • Técnicos
    • Artigos do Fabricante
  • Renováveis
  • Latam
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Canal VE
  • Cursos
  • Mercado Internacional
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
  • Artigos
    • Opinião
    • Técnicos
    • Artigos do Fabricante
  • Renováveis
  • Latam
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Canal VE
  • Cursos
  • Mercado Internacional
Início / Notícias / Mercado livre soma 21,7 mil migrações em 2025 e avança no varejo

Mercado livre soma 21,7 mil migrações em 2025 e avança no varejo

CCEE registra alta no ACL e projeta mais 9,2 mil consumidores em 2026
Acompanhe pelo Whatsapp
  • Foto de Antonio Carlos Sil Antonio Carlos Sil
  • 17 de fevereiro de 2026, às 14:25
4 min 34 seg de leitura
Mercado livre soma 21,7 mil migrações em 2025 e avança no varejo
Foto: Freepik

Balanço da CCEE mostra crescimento acelerado de novos consumidores no ACL e prevê entrada de mais 9,2 mil no 1º semestre de 2026

A migração de consumidores para o mercado livre de energia manteve em 2025 um ritmo acelerado e confirmou a consolidação do Ambiente de Contratação Livre (ACL) como principal vetor de transformação do setor elétrico brasileiro.

Balanço divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) aponta que foram concluídos processos de entrada de 21.707 novos consumidores no ACL ao longo do ano, reforçando a tendência de expansão observada desde a abertura do mercado para unidades de menor porte.

O volume de migrações em 2025 ficou bem acima do registrado em 2023, quando o total foi de 7.397 unidades consumidoras, e ocorre após o salto observado em 2024, que contabilizou 26.834 migrações. Na comparação com 2023, o crescimento chega a 193%, segundo a entidade.

Crescimento sustentado

O levantamento da CCEE mostra que a migração ao ACL se distribuiu ao longo de todo o ano, com volumes mensais consistentes. Em 2025, os maiores picos foram registrados em janeiro (3.017 migrações) e novembro (3.136), enquanto dezembro encerrou o ano com 1.083 novas entradas.

O desempenho anual reforça a percepção de que o movimento deixou de ser pontual e passou a integrar a dinâmica regular de contratação de energia por parte dos consumidores.

No histórico recente, o ano de 2024 aparece como ponto fora da curva em volume total, com 26,8 mil migrações. Ainda assim, a marca de 21,7 mil consumidores em 2025 confirma um patamar estruturalmente mais elevado do que o observado antes da abertura do mercado para consumidores menores.

Total de consumidores chega a 85,4 mil

O avanço das migrações também elevou o total de consumidores registrados na CCEE. Em janeiro de 2024, o número era de 40.566 unidades consumidoras, subindo para 48.910 em junho e 64.475 em dezembro.

Em 2025, a curva seguiu ascendente: o ano começou com 67.436 consumidores registrados, alcançou 77.993 em junho e terminou dezembro com 85.450 consumidores.

Apesar do aumento do número de agentes, o consumo médio mensal apresentou variações mais moderadas. Em dezembro de 2024, o consumo registrado era de 28.043 MW méd, chegando a 29.903 MW méd em janeiro de 2025 e fechando dezembro em 28.476 MW méd.

Varejo responde por 81% das migrações

O modelo varejista permaneceu como principal porta de entrada para novos consumidores no mercado livre. Segundo a CCEE, 81% das migrações em 2025 ocorreram via representante varejista, contra 19% no modelo não varejista.

Em termos absolutos, a entidade aponta que as migrações por varejistas chegaram a 17.495 unidades consumidoras em 2025. Para comparação, esse número havia sido de 1.103 em 2023 e saltou para 19.864 em 2024, evidenciando a rápida consolidação do segmento.

O estudo também apresenta a divisão entre agentes existentes e novos agentes no ambiente de comercialização. Em 2025, foram registradas 3.499 migrações por agente existente e 713 por novo agente, além do volume já citado do varejo.

Pequenos consumidores dominam o movimento

A pulverização das migrações é um dos principais destaques do balanço. Em 2025, 93% das migrações foram de consumidores com carga menor ou igual a 0,5 MW, enquanto apenas 7% tinham carga acima desse patamar.

O dado confirma uma mudança estrutural no perfil do mercado livre, que historicamente era dominado por grandes indústrias e consumidores eletrointensivos. Em 2023, por exemplo, consumidores acima de 0,5 MW ainda representavam 33% das migrações, percentual que caiu para 8% em 2024 e para 7% em 2025.

Outro indicador do avanço desse novo público é o crescimento de pessoas físicas. A CCEE registrou 370 migrações por CPF em 2025, ante 339 em 2024, alta de 9%.

Serviços e comércio lideram por setor

Entre os ramos de atividade, o setor de serviços foi o que mais migrou em 2025, com 6.648 unidades consumidoras, seguido por comércio, com 4.098. Em terceiro lugar aparece o segmento de alimentícios, com 1.940 migrações, e em seguida saneamento, com 1.790.

A lista inclui ainda manufaturados diversos (1.780), minerais não-metálicos (904), metalurgia e produtos de metal (665) e madeira, papel e celulose (433).

A categoria “API” (Application Programming Interface) aparece com 2.029 migrações, mas o balanço ressalta que ainda não é possível detalhar o ramo de atividade dessas migrações realizadas no novo modelo de gestão do varejo.

Algumas migrações feitas por comercializadoras varejistas passaram a ocorrer por esse novo modelo digital de integração, e a CCEE nem sempre consegue identificar com precisão o ramo de atividade do consumidor final (comércio, indústria, serviços etc.) no mesmo formato tradicional.

São Paulo lidera, mas Norte e Nordeste ganham tração

O levantamento por unidade federativa mantém São Paulo na liderança das migrações em 2025, com 6.114 novas unidades consumidoras no mercado livre. Na sequência aparecem Paraná (2.214) e Minas Gerais (1.743).

O estudo também evidencia avanço do interesse pelo ACL em estados do Norte e Nordeste, como Ceará (872), Mato Grosso (821) e Pará (690). Entre outros destaques regionais estão Rio Grande do Sul (1.581), Rio de Janeiro (1.344) e Bahia (881).

Perspectiva de novo avanço em 2026

Além do balanço de 2025, a CCEE aponta expectativa de continuidade do crescimento. O estudo indica previsão de entrada de mais de 9.200 consumidores no primeiro semestre de 2026, considerando estimativas de solicitações de migração e denúncias de contratos.

O documento ressalta que os números podem divergir de resultados publicados anteriormente, pois incluem recontabilização, alteração de propriedade, desativação e desligamento de agentes.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

ACL (Ambiente Livre de Contratação) CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) Mercado Livre de Energia
Foto de Antonio Carlos Sil
Antonio Carlos Sil
Antonio Carlos Sil é jornalista formado pela FMU/FIAM. Atuou como repórter pela Brasil Energia, além de serviços prestados para Agência Estado, Exame e Canal Energia. Trabalhou em assessorias de comunicação da CPFL Energia, CESP e AES Tietê. Cobre setor elétrico desde 2000. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.
AnteriorAnterior
PróximoPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Cubatão avalia geração elétrica a partir de resíduos sólidos urbanos

Cubatão avalia geração elétrica a partir de resíduos sólidos urbanos

Canal Solar - China deve liderar exportações de energia limpa até 2050

China deve liderar exportações de energia limpa até 2050

Mais Notícias

Ver Mais
Canal Solar - Brasil poderá ter novo modelo de negócios no Mercado Livre de Energia
  • 10 de fevereiro, 2026
Foto de Henrique Hein
Henrique Hein

Brasil pode ter, pela primeira vez, uma clearing no Mercado Livre

Carga deve crescer 4,6% em 2026 sob variação climática, diz EPE
  • 9 de fevereiro, 2026
Foto de Antonio Carlos Sil
Antonio Carlos Sil

Carga deve crescer 4,6% em 2026 sob variação climática, diz EPE

Governo do Espírito Santo se prepara para entrar no mercado livre
  • 6 de fevereiro, 2026
Foto de Wagner Freire
Wagner Freire

Governo do Espírito Santo se prepara para entrar no mercado livre

É um canal de notícias e informações sobre o setor de energia solar fotovoltaica. O conteúdo do canal é protegido pela lei de direitos autorais. É proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio.

Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify

Mapa do Site

Categorias

  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Guia do Consumidor
  • Colunistas
  • Projetos
  • Brasil
  • Mundo
  • Artigos Técnicos
  • Artigos de Opinião
  • Artigos do Fabricante
  • Setor Elétrico
  • Licitações
  • Produtos

Canais

  • Sobre Nós
  • Contato
  • Privacidade
  • Política de Qualidade
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente
  • Anuncie aqui

Associação e certificações

Copyright © 2025 Canal Solar, todos os direitos reservados. CNPJ: 29.768.006/0001-95 Endereço: Edificio José Maurício – Av. Mackenzie, 1835 – Andar 3, – Vila Brandina, Campinas – SP, 13092-523

Nós usamos cookies para tornar sua experiência neste site melhor Saiba mais sobre os cookies que utilizamos ou desligue nas suas .

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da revista canal solar

Canal Solar
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

Cookies para terceiros

This website uses Google Analytics to collect anonymous information such as the number of visitors to the site, and the most popular pages.

Keeping this cookie enabled helps us to improve our website.