6 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

Microinversor com 4 entradas de MPPT compatível com módulos de alta potência

O equipamento microinversor Huayu é um dos poucos do mercado que possuem quatro entradas realmente independentes

Autor: 10 de setembro de 2021Produto
Microinversor com 4 entradas de MPPT compatível com módulos de alta potência

O HY-2000-Plus, produzido pela fabricante Huayu, é um microinversor de 2 kW com 4 entradas de MPPT, já preparado para a nova era dos módulos fotovoltaicos com potências acima de 450 W. 

Embora os microinversores tenham ganhado aceitação no mercado, principalmente nos mercados residenciais de alto padrão, a maior barreira para o crescimento desse mercado tem sido o alto custo por watt em comparação com os inversores de string tradicionais.

Os desafios de reduzir o custo da geração de energia e aumentar a segurança das instalações levam à necessidade de microinversores com entradas de MPPT individualizadas para os módulos, monitoramento em nível de módulo e desligamento rápido também em nível de módulo (função RSD – rapid shutdown), além da densidade de potência mais alta (mais potência por volume) e a disponibilização de inversores compatíveis com as novas gerações de módulos de alta potência, fabricados com células fotovoltaicas mais largas, que estão se tornando uma tendência irrefreável no mercado da energia solar.

Solução

O microinversor HY-2000-Plus é um projeto de ponta da Huayu New Energy que possui 4 entradas CC independentes, com sistemas de MPPT (rastreadores de máxima potência) individuais, com capacidade de corrente (até 20 A) compatível com módulos de potências acima de 450 W e tensão de entrada de até 60 Vcc.

Fabricado com proteção IP67, o microinversor HY-2000-Plus também tem uma tensão de inicialização de apenas 22 Vcc, que possibilita geração de eletricidade em condições de pouca luz nos períodos do início da manhã e final da tarde.

A série de microinversores Huayu “4 em 1” (2000 W / 1600 W / 1200 W) é uma combinação de alto desempenho e design de baixo custo. Em comparação com alguns microinversores “4 em 1”, o microinversor Huayu é um dos poucos microinversores do mercado que possuem 4 entradas realmente independentes.

Alguns microinversores de 4 entradas do mercado possuem apenas 2 MPPTs e este deve ser um ponto de atenção na escolha do equipamento adequado para projetos em telhados, bem como projetos de solo nos quais podem ocorrer sombras causadas por objetos próximos.

A ausência de MPPTs exclusivos por entrada elimina uma das principais vantagens dos microinversores, que é o rastreamento da máxima potência no nível do módulo, condição que possibilita a máxima geração de energia mesmo em telhados com a presença de sombras parciais.

Um aspecto interessante é que a Huayu New Energy oferece garantia padrão de 25 anos para usuários finais em todo o mundo, sem custo para a substituição durante toda a vida útil de um sistema solar sistema (tipicamente estimada em 25 anos).

Aplicativo de monitoramento

A Huayu New Energy oferece aplicativos de monitoramento na App Store e no Google Play. Por meio dos aplicativos é possível monitorar a geração de energia de cada módulo fotovoltaico da instalação, analisar relatórios de falhas e acompanhar a geração de energia da planta em tempo real. 

Sobre a Huayu New Energy

A Huayu New Energy é um fornecedor mundial de inversores solares com presença em mais de 50 países.

Nova fábrica da Huayu localizada em Jawa Tengah, focada em abastecer principalmente o mercado dos EUA. Crédito: Divulgação/Huayu

Referências

Huayu’s ‘HY 2000 Plus’ microinverter compatible with new era of 500W+ solar panels

Canal Solar

Canal Solar

Equipe de Engenharia do Canal Solar

4 comentários

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.