Reportagem publicada na Revista Canal Solar. Clique aqui e baixe agora gratuitamente!
À medida que o mundo avança em direção ao desenvolvimento sustentável, a energia renovável ganha cada vez mais destaque. Nesse cenário, a fonte solar se torna essencial, transformando a matriz energética global.
Em sistemas fotovoltaicos, os inversores desempenham um papel vital ao converter a corrente contínua (CC) dos painéis em corrente alternada (CA). Contudo, apenas os microinversores podem oferecer os mais altos níveis de desempenho, precisão e eficiência.
Entre as soluções disponíveis no mercado estão os microinversores da SAJ – M2 de 2,25 kW com 4 MPPT. Segundo a empresa, a solução permite a otimização dos projetos residenciais ao maximizar a geração de energia com módulos mais potentes.
Micro em tamanho, macro em potência
A nova geração de microinversores da série M2 possui potência máxima de saída de 2250 VA e eficiência de pico de 97% – reduzindo assim as perdas de energia durante a conversão. Isso é possível graças ao design de circuito topológico LLC.
Ademais, o equipamento possui corrente de entrada CC de 20 A e suporta painéis com potência superior à 700 Wp, inclusive modelos bifaciais, garantindo desempenho máximo em diferentes condições.
Conforme a fabricante, a flexibilidade do design MPPT individual possibilita ainda a instalação de painéis solares em diferentes orientações e até mesmo de potências e modelos diferentes, aumentando a eficiência geral do sistema e reduzindo custos.
“Imagine um sistema instalado em um telhado onde alguns módulos ficam sombreados por árvores e outros recebem luz solar direta. Enquanto inversores tradicionais ajustam a produção com base em uma média geral, o microinversor M2 otimiza individualmente cada painel, garantindo máxima eficiência e desempenho geral”, ressaltou a companhia.
Quer saber mais detalhes sobre as soluções da SAJ? Baixe gratuitamente a reportagem completa na Revista Canal Solar!
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.