À medida que as instalações de energia fotovoltaica continuam a aumentar, o avanço da tecnologia dos microinversores se torna indispensável para maximizar a performance de conversão de energia (CC>CA), aprimorar a segurança, reduzir a complexidade das taxas de falha e otimizar o investimento no sistema.
Em 2024, a adesão aos sistemas de micro e minigeração distribuída de energia elétrica no Brasil instalou 9,23 GW, com mais de 1,1 milhão de novas unidades consumidoras recebendo crédito por meio da fonte fotovoltaica, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Nesse contexto de expansão do setor, a Tsuness Co., Ltd. se destaca ao oferecer soluções diferenciadas que visam atender a essa crescente demanda por sistemas mais eficientes e seguros.
Com um foco constante em inovação, a fabricante busca proporcionar aos seus clientes tecnologias avançadas que não apenas otimizam o desempenho dos sistemas fotovoltaicos, mas também garantem a máxima confiabilidade e custo-benefício, consolidando-se como uma referência.
Com forte atuação no desenvolvimento de soluções MLPE de alta potência, a TSUNESS mais uma vez inova, trazendo para o Brasil sua nova série de Microinversores GEN3 (6 Módulos) monofásicos 220 V.
Neste artigo, destaco os principais benefícios e inovações tecnológicas que impulsionam essa série.
Arquitetura avançada e design versátil
Utilizando arquitetura avançada única com design versátil e modular, os microinversores da TSUNESS oferecem uma solução econômica com performance maximizada. A estrutura 100% em alumínio aprimora a durabilidade, a dissipação térmica e a performance em todos os cenários.
Alta potência de saída (3,3 kW) e monitoramento em nível de módulo
Com entrada para 6 módulos independentes e potência de saída de até 3,3kW, estes microinversores têm excepcional capacidade de geração de energia. O monitoramento em nível de módulo simplifica a manutenção do sistema, proporcionando maior controle e facilidade de operação.
Entrada CC Máxima de 60 V
A nova séria GEN3 (6 Módulos) trabalha com tensão máxima de 60Vcc, garantindo a máxima segurança ao sistema. Pelo funcionamento sempre dentro da faixa de tensão de segurança, elimina-se a necessidade de dispositivos de segurança adicionais como AFCI (Interruptor de Falha por Arco), RSD (Desligamento Rápido) e caixas de proteção CC (string-box). A tensão de partida de 16 V é muito baixa e maximiza a geração de energia no início e no final do dia.
Novas Opções de comunicação
Atendendo às novas demandas do mercado, os microinversores da série GEN3 (6 Módulos) agora disponibilizam também comunicação por RS485. Essa opção de comunicação torna o sistema mais estável para projetos Zero Grid e para telhados comerciais e industriais. Opções: (1) Wi-Fi (2) Wi-Fi + RS485 (3) RS485
Duas soluções de cabeamento
No Brasil, disponibilizamos duas configurações de cabeamento: Daisy Chain e Cabo Tronco. A solução Daisy Chain permite a conexão de múltiplos microinversores, cada um equipado com um cabo de saída CA de 3,75m.
Esse design Plug-and-Play simplifica a instalação, reduz a quantidade de conexões/conectores e reduz o tempo de instalação. Já a versão Cabo Tronco tem a vantagem do menor preço e permite ao integrador customizar o cabo tronco nas medidas do projeto com mais facilidade. Todos os conectores CA tem nível de proteção IP68.
Isolamento de alta frequência para segurança e confiabilidade
Incorporando tecnologia de isolamento de alta frequência, o microinversor reduz a corrente de fuga, aumentando tanto a segurança quanto a confiabilidade operacional. Essa arquitetura garante a proteção do sistema e dos usuários, em conformidade com os padrões de segurança, residencial, comercial e industrial.
Compatibilidade com módulos fotovoltaicos de alta potência
Todos os equipamentos dessa série suportam corrente máxima de 18A por input e 20A de curto-circuito, em conformidade com a Inmetro 515/2023, permitindo assim a compatibilidade com módulos fotovoltaicos de 700W+.
Muito importante destacar que nesta nova série com 01 único módulo fotovoltaico o microinversor já entra em funcionamento, diferente da versão anterior TSOL-MP3000, que devido à sua topologia tinha uma tensão interna mais alta para start.
Todos os microinversores da TSUNESS têm nível de proteção IP67, garantia de 15 anos e estão em conformidade com a mais recente portaria Inmetro 515/2023.
Disponível a partir de março de 2025 nos distribuidores da TSUNESS. E, em mais alguns meses, essa linha estará disponível também na versão trifásica 220/380V (2,5kW a 3,3kW).
O suporte técnico da TSUNESS CO Ltda. pode ser acionado em todo território da América Latina por meio do WhatsApp+55 (31) 99635-3765
As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.