Na madrugada desta terça-feira (14), o Brasil enfrentou um apagão que afetou todos os subsistemas de energia do país.
De imediato, Alexandre Silveira, ministro do MME (Ministério de Minas e Energia), procurou minimizar o impacto do incidente, afirmando que o ocorrido não foi causado por falta de energia, mas sim por um problema na infraestrutura de transmissão, provocado por um incêndio em uma subestação no Paraná.
Silveira disse ainda que o ONS (Operador Nacional do Sistema), agiu rapidamente para corrigir a falha, utilizando um moderno sistema de monitoramento e resposta. “O Operador Nacional do Sistema deu pronta resposta graças a um moderno sistema do nosso operador nacional”, destacou o ministro.
Reforço na infraestrutura de transmissão
Silveira ainda lembrou que o sistema de transmissão de energia do Brasil tem sido reforçado ao longo dos últimos anos, com investimentos significativos para evitar falhas generalizadas.
Ele mencionou a contratação de 70 bilhões de reais em linhas de transmissão, além de obras em andamento em várias regiões do país, como o Nordeste, e a recente ligação de Manaus a Boa Vista, que aumentam a segurança do fornecimento de energia.
“Estamos com obras em todo o Nordeste brasileiro para o centro de carga, que é o Sudeste. E também ligamos Manaus a Boa Vista. Temos mais segurança energética”, afirmou.
Aprofunde seu conhecimento
Apagões em shoppings expõem prejuízos e reforçam a importância da energia solar com baterias
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.