[gtranslate]

Ministro terá que apresentar plano para reestabelecer energia em SP

Além do plano de ação, Silveira deverá apresentar propostas para evitar futuras ocorrências
Ministro terá que apresentar plano para reestabelecer energia elétrica de São Paulo
Ministro Alexandre Silveira será convocado à Câmara dos Deputados. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, será convocado à Câmara dos Deputados para apresentar o plano de ação da Pasta para garantir o restabelecimento da energia elétrica em São Paulo e na região, que ainda têm imóveis sem energia. 

O requerimento que convida o ministro para uma audiência pública foi aprovado nesta quarta-feira (30) na Comissão de Minas e Energia. Além do plano de ação, Silveira deverá apresentar propostas para evitar futuras ocorrências.

A audiência pública será realizada em conjunto com a Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, em data a ser combinada com a agenda do ministro.

O autor do requerimento, deputado Murillo Gouvea (União Brasil/RJ), alegou na justificativa do requerimento que é de responsabilidade do ministério “gerir e tomar ações necessárias para efetivar a obrigação das concessionárias”.

“Requeremos a presença do ministro para explanar as ações necessárias para o restabelecimento de energia na região, bem como as políticas públicas a serem adotadas perante à ANEEL e à Enel para evitar interrupções nos serviços essenciais e prejuízos econômicos que vêm ocorrendo de forma recorrente na cidade de São Paulo”, destacou o parlamentar.

“A transparência nas ações do governo, da ANEEL e da Enel é fundamental para a resolução da crise. A comunicação com a população é essencial para que a sociedade tenha  conhecimento do progresso dos trabalhos e os prazos reais para a normalização do fornecimento de energia”, acrescentou.

Itaipu

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados também aprovou o convite ao diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, para que compareça ao colegiado a fim de esclarecer detalhes do convênio firmado entre aquela entidade e a CCA-PR (Cooperativa Central da Reforma Agrária do Paraná), ligada ao MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), no valor de R$ 81 milhões. 

Para o deputado Evair Vieira de Melo (PP/ES), autor do requerimento, o volume de recursos envolvidos enseja a necessidade de um “diálogo construtivo e transparente sobre esse importante tema, possibilitando a busca por soluções que promovam o interesse público”.

Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Manoel Guimarães
Manoel Guimarães
Atuou como repórter, locutor de rádio e assessor de comunicação. Passagens por redações e pelos três Poderes da República. Acompanha o setor elétrico desde 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.