MME abre consulta pública para definir regras da abertura do Mercado Livre de Energia

Entre os pontos estão a regulamentação do SUI e os prazos para que consumidores livres possam retornar ao mercado regulado
Canal Solar - MME abre consulta pública para definir regras da abertura do Mercado Livre de Energia
Foto: Canva

O MME (Ministério de Minas e Energia) anunciou nesta terça-feira (2) a abertura da Consulta Pública nº 196, que traz propostas de regulamentação para ampliar o acesso ao Mercado Livre de Energia no Brasil.

A medida, aguardada há anos pelo setor, abre caminho para que todos os consumidores — incluindo os residenciais — possam escolher seu fornecedor de energia, de forma semelhante ao que já acontece com telefonia e internet.

Atualmente, o modelo conhecido como ACL (Ambiente de Contratação Livre) já é realidade para empresas de diferentes portes, que negociam preços e prazos diretamente com geradores e comercializadoras. 

Já no mercado regulado, consumidores como residências ficam atrelados às tarifas definidas pelas distribuidoras. A novidade pode reduzir custos para famílias, já que até mesmo pequenos consumidores de baixa tensão (abaixo de 2,3 kV) poderão aderir ao ACL.

Segundo o MME, a abertura do mercado será acompanhada de medidas regulatórias que visam “mitigar riscos às distribuidoras, como a instituição de encargos para compensar custos decorrentes de sobre contratação ou exposição involuntária”, informou o MME em nota oficial. 

Entre os pontos centrais da consulta estão a regulamentação do SUI (Supridor de Última Instância) — que definirá o responsável pelo serviço, os consumidores com direito ao suprimento, as condições de obrigatoriedade, o prazo máximo de fornecimento, a dispensa de lastro e os critérios de cálculo e alocação de custos.

Também estão em debate os prazos para que consumidores livres possam retornar ao mercado regulado, a antecedência de comunicação às distribuidoras, a digitalização da medição e a realização de campanhas de conscientização sobre o novo modelo.

O avanço do MME na abertura do Mercado Livre de Energia ocorre no escopo da MP (Medida Provisória) 1.300/2025, publicada em maio, com uma série de reformas para o setor elétrico brasileiro.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.