[gtranslate]

MME estabelece novas diretrizes para programa Luz para Todos

Segundo o Ministério, houve a necessidade de atualizar o Manual de Operacionalização
MME estabelece novas diretrizes programa Luz para Todos
Comunidade atendida pelo Luz Para Todos. Foto: Tauan Alencar | MME

O MME (Ministério de Minas e Energia) publicou, nesta quinta-feira (19), no DOU (Diário Oficial da União), o novo Manual de Operacionalização do Programa Luz para Todos. O documento tem como principal finalidade estabelecer premissas e diretrizes para nortear os processos de operacionalização e implementação do programa – que visa garantir a erradicação da pobreza energética e o desenvolvimento social e econômico.

Com o relançamento do Luz para Todos, em agosto de 2023, e das diversas inovações e melhorias apresentadas nesta nova etapa, houve a necessidade de atualizar o manual redefinindo o regramento específico que estabelece, dentre outras questões, a estrutura de governança da iniciativa, bem como os critérios técnicos e financeiros, procedimentos e prioridades para atendimento à população que ainda não possui acesso à energia elétrica no país.

“O fornecimento de energia elétrica é primordial para o desenvolvimento social e econômico das famílias residentes em áreas rurais e regiões remotas do Brasil. É serviço essencial e direito fundamental do cidadão, já que visa ao atendimento de suas necessidades básicas. A retomada do programa está garantindo vida digna e cidadania a milhões de brasileiras e brasileiros”, pontuou o ministro Alexandre Silveira.

Luz para Todos

Criado em 2003, o programa é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do MME. Desde seu lançamento, mais de 3,7 milhões de famílias foram atendidas com acesso ao serviço público de distribuição de energia elétrica, o que representa mais de 17,5 milhões de pessoas usufruindo desse serviço público.

De acordo com o Ministério, nessa nova etapa, a iniciativa irá beneficiar cerca de 500 mil famílias, e traz como desafio construir políticas públicas de universalização do acesso e uso da energia elétrica ainda mais justas e inclusivas, que garantam mais oportunidades e melhorias na qualidade de vida de toda a população atendida pelo Programa.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal