O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou a nomeação de Gustavo Cerqueira Ataíde para o cargo de secretário-executivo do MME (Ministério de Minas e Energia). A designação foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta quinta-feira (5).
Servidor público federal de carreira, Ataíde acumula passagem por diferentes áreas da administração pública, com atuação em órgãos como a Casa Civil, o Ministério da Economia e o próprio MME. É engenheiro civil, formado pela UnB (Universidade de Brasília), e possui especialização em políticas públicas e gestão governamental nos setores energético e mineral, pela PUC-Rio.
Em outubro de 2023, Ataíde assumiu a função de chefe de gabinete da presidência da EPE (Empresa de Pesquisa Energética). Posteriormente, em junho de 2025, foi nomeado secretário nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, cargo que passou a ocupar no lugar de Thiago Barral. Agora, com a nova designação, assume a secretaria-executiva da Pasta.
Exoneração
Na mesma edição do DOU, o Governo Federal confirmou a exoneração de Arthur Valério, que ocupava o cargo de secretário-executivo desde janeiro de 2024. A saída já vinha sendo sinalizada nos bastidores.
Segundo o MME, Valério comunicou ao ministro Alexandre Silveira, ainda em maio de 2025, a intenção de deixar a função. No entanto, optou por permanecer até o início deste ano para garantir a continuidade administrativa e a conclusão de agendas consideradas estratégicas pela pasta.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.