A PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e o MME (Ministério de Minas e Energia) deram início a uma nova fase de cooperação para contribuir com a eficiência energética no Brasil.
No último mês, foi realizada a primeira reunião de trabalho do ACT (Acordo de Cooperação Técnica), firmado em 12 de fevereiro entre o MME e o Labelo (Laboratórios Especializados em Eletrônica) da universidade gaúcha.
A parceria tem como objetivo consolidar uma cooperação técnica entre as entidades, alinhando o país às melhores práticas internacionais em eficiência energética.
A ideia é apoiar o desenvolvimento de estudos técnicos sobre políticas públicas e regulamentos voltados ao uso eficiente dos recursos naturais, promovendo inovação tecnológica voltadas para acelerar a competitividade industrial, a geração de empregos e o avanço da transição energética no país.
Basicamente, a formalização do ACT fortalece a atuação do Labelo junto ao MME, ampliando a sua participação em projetos conduzidos pelo METI (Ministry of Energy, Trading and Industry) e pelo ECCJ (Energy Conservation Center Japan) no Brasil.
De acordo com Israel Teixeira, diretor do Labelo, a PUCRS irá oferecer suporte técnico, utilizando sua expertise e infraestrutura. “O Labelo conta com uma infraestrutura composta por laboratórios especializados em ensaios de eficiência energética em eletrodomésticos, iluminação e motores elétricos”, destaca ele.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.