Governo publica MP que torna obrigatória energia renovável para datacenters em ZPEs

Iniciativa publicada nesta segunda-feira (21) tende a impulsionar projetos de geração solar e eólica no país
Canal Solar - Governo publica MP que torna obrigatória energia renovável para datacenters em ZPEs
Foto: Ascom ZPE Ceará/Divulgação

Foi publicada na edição desta segunda-feira (21) do DOU (Diário Oficial da União) a Medida Provisória (MP) Nº 1.307/2025, que obriga datacenters instalados em ZPEs (Zonas de Processamento de Exportação) a utilizarem energia elétrica proveniente de fontes renováveis, desde que os projetos de geração ainda não estejam em operação na data de publicação da MP.

As ZPEs são áreas delimitadas no território nacional criadas para fomentar a produção voltada à exportação. Elas oferecem benefícios fiscais, cambiais e administrativos às empresas instaladas nessas regiões, com o objetivo de estimular a competitividade internacional da indústria brasileira.

Os serviços de datacenters, quando prestados para clientes no exterior, passam a ser legalmente considerados como exportação, o que permite o acesso a incentivos como isenção de IPI, PIS, Cofins e imposto de importação.

A nova regra altera a Lei Nº 11.508, de 20 de julho de 2007, mas não se aplica aos seguintes casos:

  • Consumidores cativos instalados em ZPEs;
  • Energia elétrica gerada para consumo próprio a partir de usinas localizadas nas respectivas ZPEs;
  • Projetos aprovados antes da publicação da MP 1.307.

Neste momento, a medida favorece especialmente as ZPEs do Ceará (Pecém), Piauí (Parnaíba) e Pernambuco (Suape). No caso do Ceará, a beneficiada imediata é a ByteDance – controladora do TikTok – que planeja investir R$ 50 bilhões na instalação de um datacenter em Pecém.

A assinatura da MP Nº 1.307/2025 pelo presidente Lula (PT) ocorreu na última sexta-feira (18), durante sua visita ao Ceará para uma cerimônia voltada ao setor ferroviário. Por sua natureza, a medida incentiva a expansão de projetos de geração eólica e solar, deixando de fora empreendimentos já existentes, como usinas hidrelétricas.

A iniciativa faz parte do ReData, plano do Governo Federal voltado à atração de investimentos em digitalização. Veja aqui a íntegra da  MP Nº 1.307/2025, clicando neste link.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Antonio Carlos Sil
Antonio Carlos Sil
Antonio Carlos Sil é jornalista formado pela FMU/FIAM. Atuou como repórter pela Brasil Energia, além de serviços prestados para Agência Estado, Exame e Canal Energia. Trabalhou em assessorias de comunicação da CPFL Energia, CESP e AES Tietê. Cobre setor elétrico desde 2000. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.