MTR comercializa 800 MW em trackers e estruturas fixas

Empresa também recebeu certificação ISO 9001 para fábrica localizada em Juiz de Fora (MG)
4 minuto(s) de leitura
MTR comercializa 800 MW em trackers e estruturas fixas
MTR está posicionando para se beneficiar e contribuir para a expansão da GD solar no país. Imagem: MTR/Divulgação

O Grupo MTR alcançou 40% de sua meta do ano de 2 GW comercializados no primeiro quadrimestre de 2024. No total, foram 800 MW – sendo 600 MW de tracker solar e 200 MW de estruturas fixas. 

A empresa também recebeu a certificação ISO 9001 para sua fábrica de equipamentos para usinas solares localizada em Juiz de Fora (MG). A companhia está investindo R$ 30 milhões para a compra de um terreno junto à prefeitura da cidade e irá investir mais de R$ 20 milhões para adquirir produtos e montar toda a infraestrutura para funcionamento do novo empreendimento, que prevê a contratação de 400 novos colaboradores. 

De acordo com a empresa, a fábrica será focada em estruturas, automação e skid para usinas de solo e também será criado um complexo fabril e de estoque voltado para o mercado de energia solar. 

“Os investimentos para ampliação da atuação no setor fotovoltaico com expansão da nossa fábrica em Juiz de Fora valorizam a empresa como um todo. Possuímos uma sólida presença nesse segmento e a ampliação da fábrica permitirá atender à crescente demanda por soluções sustentáveis de geração de energia”, disse Adriano Nascimento, diretor da MTR-ARCOL, divisão de Estruturas do Grupo MTR.

Thiago Rios, Co-CEO do Grupo MTR, destacou o crescimento de vendas e a expansão do mercado em 2024. “No ano passado a empresa ultrapassou a marca de 1,5 GW em equipamentos solares comercializados, um crescimento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior (Jan-dez)”.

“Para esse ano de 2024 esperávamos um crescimento de 30% e já nos surpreendemos com um crescimento de 37% (jan-abr) na comercialização de equipamentos e estruturas para usinas de solo de GD”, ressaltou.

Fábrica da MTR-Arcol. Imagem: MTR/Divulgação

Fábricas do grupo MTR

O tracker solar é produzido pela MTR-Arcol, que também se dedica à fabricação de estruturas fixadas utilizadas nas usinas de solo. Em 2023, alcançaram um recorde anual, com um volume de 1.200 MWp em trackers e 450 MWp em estruturas fixas comercializadas e contratadas. 

Já na fábrica da MTR-iTCE VOLTS são fabricados os eletrocentros e skids para usinas fotovoltaicas. O eletrocentro da MTR Volts é uma solução customizada “plug & play “, que pode ser transportada e entregue em diversas regiões do país através da CTBotelho, empresa logística do grupo MTR.

Os Eletrocentros da MTR-iTCE são fabricados em containers de primeira viagem de 20 ou 40 pés – o que reduz o custo da usina por não precisar de construção em alvenaria. “Entre comercialização e novos pedidos já ultrapassamos 500 equipamentos, um aumento significativo em relação ao ano passado”, enfatizou Maurício Barros, CEO do MTR.

Gerenciamento remoto por IA para usinas 

Uma das novidades e que a MTR trouxe para esse ano é a “Plataforma de Gerenciamento e Monitoramento” de usinas fotovoltaicas, desenvolvida pela TECSCI, divisão de IA (Inteligência Artificial) da MTR também localizada em Juiz de Fora, focada em automação. 

O objetivo do novo sistema é o aumento de geração de energia, através da aplicação da IA identificando falhas no menor tempo possível e apontando para a equipe de O&M a ação corretiva necessária e com isso aumentando o tempo de disponibilidade da planta. 

O sistema de monitoramento e gerenciamento de usina engloba todos os equipamentos que tenham suporte de comunicação via MODBUS TCP/IP, coletando informações, analisando histórico, prevendo dados futuros e alertando falhas dos equipamentos em tempo real, diminuindo o tempo de inatividade da usina. 

A nova Plataforma de Monitoramento entrou em operação em novembro na Usina de Avelar 1 e 2, da empresa BRS, no Rio de Janeiro, que já está obtendo uma economia operacional de no mínimo 10% ao mês em toda a planta.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Uma resposta

  1. Segmento de supra importância, para os novos tempos, a toda uma cadeia de possibilidades, atualmente uma das maiores promessas e investimentos , se encontra aqui em nossa região, norte de Minas gerais, estudos e prospecções nos coloca em posição de vanguarda nesse novo mercado. Nossa região tornou se referencia, somos a oportunidade do momento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal