A Newave Energia finalizou a montagem das torres da Linha de Transmissão 230 kV do Complexo Fotovoltaico Barro Alto, em Goiás, marcando um avanço importante no cronograma do empreendimento.
Segundo a empresa, a etapa foi concluída dentro do prazo e sem acidentes, consolidando a eficiência do processo de execução e o foco da empresa em segurança e rigor técnico.
Desenvolvido pela Newave Energia, o projeto conta com investimentos de até R$1,4 bilhão, provenientes da Gerdau e de fundos da Newave Capital. Com 452 MWp de capacidade instalada, Barro Alto será a maior usina solar de Goiás quando concluída, e terá toda a energia produzida comercializada no Mercado Livre de Energia, atendendo empresas de diferentes portes.
A Gerdau, maior produtora de aço do Brasil, é sócia investidora da Newave Energia, com 40% de participação e também consumidora âncora, adquirindo a mesma proporção da energia gerada pela companhia por meio do regime de autoprodução.
Expansão da geração renovável
O empreendimento de Barro Alto será a segunda usina solar da empresa. A primeira, localizada em Arinos (MG), ficou em primeiro lugar no ranking nacional de eficiência energética em três períodos de 2024 e 2025, entre mais de 500 usinas avaliadas.
Com início de operação comercial previsto para o primeiro trimestre de 2026, o projeto reforça a atuação da Newave Energia no desenvolvimento de infraestruturas alinhadas a práticas ESG, consolidando sua posição no avanço da geração renovável no Brasil.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.