Nextracker alcança 10 GW no mercado de energia solar centralizada 

Trackers desenvolvidos pela empresa estão presente nos principais projetos FV do Brasil
3 minuto(s) de leitura
nextracker-10-gw-mercado-energia-solar
Usina solar em Janaúba, Minas Gerais, considerada a maior do Brasil. Imagem: Nextracker/Divulgação

A Nextracker ultrapassou o marco de 10 GW no mercado de energia solar centralizada – tanto nos projetos em operação, quanto em desenvolvimento – com o uso de rastreadores inteligentes.

A empresa está presente nas principais usinas fotovoltaicas do país, entre elas: o complexo solar Janaúba, localizado no norte de Minas Gerais, considerado o maior do Brasil e um dos maiores da América Latina com 1.6 GW; no parque solar Sol do Serrado (MG); Hélio Valgas (MG); Mendubim (RN); Belmonte (PE); Boa Sorte (MG) e Pirapora (MG).

“Estamos orgulhosos de termos alcançado este marco no Brasil, que é um dos principais mercados de geração de energia solar do mundo. Continuamos investindo em pesquisa e inovação para continuarmos a oferecer rastreadores solares e soluções de software com o melhor desempenho para os nossos clientes”, disse Alejo Lopes, vice-presidente de Vendas América Latina.

“Nosso ponto mais forte é a qualidade de nosso produto e a alta disponibilidade de nossos trackers. Além disso, nosso modelo de negócios, desde o início, privilegia a fabricação local, sendo credenciado no CFI do BNDES para financiamento pelo FINAME e outras linhas de crédito, que nos permitem escalar rapidamente para projetos de grande porte”, enfatizou Nelson Falcão, diretor sênior de Desenvolvimento de Negócios na Nextracker. 

Uma década no Brasil

A companhia afirmou que investe continuamente em P&D (Pesquisa & Desenvolvimento). No Brasil, o Centro de Excelência Solar, localizado em Sorocaba (SP), é o primeiro espaço de P&D com o objetivo de exportar a tecnologia desenvolvida localmente para a aplicação em projetos globais. 

O local também funciona como treinamento de mão de obra especializada, com cursos práticos e multifuncionais para trabalhadores do setor de energia renovável e empresas que atuam com parques solares. O laboratório realiza pesquisas sobre o ciclo de vida dos sistemas de rastreadores solares, visando o aumento da produção de energia solar. Desde a sua criação, em 2022, já foram patenteados mais de 500 projetos.

Atualmente, com 38% do mercado brasileiro de rastreadores, a Nextracker ocupa a primeira posição no ranking divulgado pela Wood Mackenzie Power & Renewables. Há oito anos no Brasil, a empresa destacou que está celebrando uma nova conquista: o crescimento de 67% da equipe local só em 2024.

“Estamos nos adaptando e escalando nossas operações para atender às crescentes demandas e oportunidades do mercado. Nos últimos anos, elevamos nossos conhecimentos técnicos e ampliamos nossas competências em tecnologias de energia limpa por meio do nosso departamento de pesquisa e desenvolvimento, reforçando nosso compromisso em oferecer soluções mais eficientes e sustentáveis para manter a liderança técnica na indústria”, comentou Henrique Rodrigues, Country Manager para o Brasil.

Desafios para o futuro

A Nextracker frisou que mantém o desenvolvimento contínuo dos produtos para atender às novas demandas do setor, como as tecnologias que se adaptam às mudanças bruscas de clima e, principalmente, a adaptação da tecnologia a terrenos irregulares. Ao entender que terrenos planos estão cada vez mais escassos, novos projetos têm sido criados em locais com condições mais desafiadoras.

De acordo com a companhia, com trackers inteligentes que se adaptam a estes terrenos, entregando ótima produção e resiliência comprovadas, oferecem mais vantagens sobre outros produtos presentes no mercado. Além disso, os trackers estão sendo desenhados para se adaptar a eventos climáticos extremos, como ventos mais fortes, granizo e até inundações em áreas de maior probabilidade. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal