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Fernando de Noronha ganha usina solar para abastecimento de VEs

Projeto, que está ampliando a eletromobilidade no arquipélago, conta também com sistema de armazenamento
Fernando de Noronha ganha usina solar para abastecimento de VEs
Iniciativa prevê um conjunto de ações que reúne mobilidade sustentável e fontes não poluentes de energia. Foto: Neoenergia/Divulgação

A Neoenergia, em parceria com o Lab Noronha, concluiu a segunda usina solar do Projeto Trilha Verde, iniciativa que está ampliando a mobilidade elétrica no arquipélago, com a inserção de 14 VEs (veículos elétricos) no Patrimônio Natural da Humanidade, reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) para a Educação, Ciência e Cultura. 

Os dois sistemas possuem juntos uma potência de 100 kWp. Segundo a empresa, essa capacidade é aproximadamente três vezes maior do que a necessidade para carregamento dos veículos do projeto. O excedente será injetado na rede de distribuição, ampliando o uso de fontes renováveis pelos consumidores locais.

Para permitir o uso de energia limpa, mesmo nos momentos em que não houver geração solar suficiente, foi implantado também um sistema de armazenamento de energia de 100 kW/215 kWh. As baterias serão as responsáveis pelo abastecimento dos veículos no período noturno.

Até o fim de 2024, os VEs e os recursos energéticos utilizados no projeto serão analisados por especialistas da distribuidora. Para esta análise, os carros foram incorporados às principais atividades econômicas da ilha, como trade turístico, administração distrital e à própria operação da Neoenergia. 

As informações coletadas serão submetidas a avaliações de viabilidade dos modelos de negócios e, posteriormente, confeccionado um mapa orientativo para futuras ações relacionadas à mobilidade elétrica em Fernando de Noronha. 

Nesse sentido, o Trilha Verde também beneficiará empreendedores locais e o poder público. A Lei Estadual 16.810/20 proíbe, a partir de 2030, a circulação de carros movidos a gasolina, diesel e etanol.

Ao todo, dez ecopostos já foram instalados e mais dois estão sendo concluídos em pontos estratégicos da ilha e disponibilizados para todos os carros elétricos do arquipélago. São oito pontos de recarga com potência de 22 kW, que possibilitam uma recarga mais rápida, e outros dois com potência de 7,4 kW. 

As duas últimas unidades têm suporte a V2G (vehicle-to-grid), que possui um fluxo bidirecional, ou seja, o veículo pode utilizar a estação para recarga ou para “devolver” a energia não utilizada, como em eventuais períodos de alta demanda da rede. O abastecimento desses postos será realizado totalmente com energia limpa, fornecida pela geração fotovoltaica das duas novas usinas.

As ações de sustentabilidade integram o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Neoenergia, regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), com a parceria do Governo de Pernambuco, da Renault, WEG, Universidade Federal de Pernambuco, IATI, do CPqD, eiON e Incharge.

Programa energia sustentável em Noronha

O projeto Trilha Verde faz parte do Programa Energia Sustentável Noronha, da Neoenergia, que prevê um conjunto de ações que reúne mobilidade sustentável, inovação tecnológica e ampliação de fontes não poluentes de energia. 

O planejamento, que aposta em um modelo de negócio limpo e confiável, contempla um convênio internacional com o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Parte das iniciativas resultou ainda de um termo de cooperação técnica firmado entre a Neoenergia e o Governo do Estado, estabelecendo compromissos nas áreas de eficiência energética, P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), energias renováveis e mobilidade elétrica.

A Neoenergia destacou que tem o intuito de promover um modelo de mobilidade mais sustentável entre os seus compromissos corporativos, com o objetivo de contribuir com a descarbonização. Uma das suas principais iniciativas é o Corredor Verde, maior eletrovia do Nordeste, com 1.100 quilômetros de extensão entre Salvador (Bahia) e Natal (Rio Grande do Norte).

Mais Neoenergia em Noronha

O arquipélago de Fernando de Noronha conta com mais duas usinas solares fotovoltaicas instaladas pela Neoenergia. Os empreendimentos possuem potência instalada de aproximadamente 1 MWp. Todas as iniciativas têm a finalidade de reduzir a dependência de geração por biodiesel da Usina Tubarão, atualmente, imprescindível em um sistema isolado como Noronha.

Com o intuito de estimular a circulação de veículos elétricos na ilha, desde 2015, a Neoenergia possui um carro movido exclusivamente a energia solar em Fernando de Noronha. Resultado do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia, o automóvel é abastecido em ecoposto cujo teto é composto por módulos fotovoltaicos. 

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Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

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