[gtranslate]

Solar foi responsável por 7,1 mi de empregos em 2023, aponta IRENA

Relatório aponta que energias renováveis empregaram 16,2 milhões de pessoas
Solar foi responsável por 7,1 mi de empregos em 2023, aponta IRENA
O relatório apontou que há falta de trabalhadores qualificados em algumas áreas da cadeia de energia renovável. Foto: Irena/Divulgação

A energia solar foi responsável por 7,1 milhões dos empregos em energia renovável em 2023 é o que aponta a 11ª edição do relatório anual ‘Energia Renovável e Empregos’ produzido pela IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável), em conjunto com a a OIT (Organização Internacional do Trabalho).

De forma direta e indireta, as energias renováveis empregaram 16,2 milhões de pessoas em 2023. A solar foi a campeã (7,11 milhões), em seguida vieram bioenergia (3,88 milhões), hidráulica (2,32 milhões) e eólica (1,46 milhões), respectivamente.

Empregos globais em energia renovável, por tecnologia, 2023. Fonte: IRENA

Evolução dos empregos globais em energia renovável por tecnologia, 2012-2023. Fonte: IRENA

O levantamento também apresenta os dez países que mais geraram empregos na área de energia solar: China, Índia, Estados Unidos, Brasil, Alemanha, Japão, Polônia, Vietnã, Itália e Austrália.

Fonte: IRENA

Em 2023, a capacidade global de energia solar teve expansão histórica, atingindo 347 GW, 74% a mais que o recorde anterior registrado em 2022. A China sozinha teve participação 216,9 GW. O restante dos maiores produtores, adicionaram um total combinado de 83,4 GW. 

“A história da transição energética e seus ganhos socioeconômicos não deve ser sobre uma ou duas regiões. Se todos nós quisermos cumprir nossa promessa coletiva de triplicar a capacidade de energia renovável até 2030, o mundo deve intensificar seu jogo e apoiar regiões marginalizadas no enfrentamento de barreiras que impedem o progresso de suas transições”, comenta Francesco La Camera, diretor-geral da IRENA.

Mercado de trabalho

O relatório apontou que há falta de trabalhadores qualificados em algumas áreas da cadeia de energia renovável, o que pode interferir na rapidez com que acontece a transição energética.

“A falta de sistemas de antecipação e monitoramento de habilidades dificulta ainda mais a capacidade dos países de identificar lacunas de habilidades, analisar futuras necessidades de treinamento e adaptar programas de educação e treinamento de acordo com as demandas do mercado”, afirma o relatório.

Confira o relatório completo aqui

Leia também:

Energia solar representa 95% dos projetos esperados para 2027 no Mercado Livre

Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Viviane Lucio
Viviane Lucio
Jornalista graduada pela UNIP (Universidade Paulista) e especialista em jornalismo científico pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Possui experiência em produção de notícias, reportagens, fotografia, assessoria de comunicação e de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.