A norueguesa DNV firmou acordo para a aquisição da Automa Power & Utilities, empresa brasileira especializada em soluções de monitoramento e controle de ativos de geração, transmissão e distribuição de energia. De acordo com comunicado divulgado pelas companhias, a operação foi submetida à análise do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Atualmente, a Automa responde pelo monitoramento e controle de cerca de 60 GW em ativos de energia renovável. Para a empresa brasileira, a transação abre caminho para uma expansão em escala global, alavancando sua atuação para além do mercado doméstico.
Do lado da DNV, o acordo representa uma oportunidade estratégica de reforçar suas capacidades em soluções digitais e ampliar sua presença no setor elétrico, incorporando competências técnicas desenvolvidas no Brasil.
“A transição energética está avançando, com a digitalização como elemento-chave. Caso aprovado, ao combinar as soluções digitais avançadas da Automa com a expertise global da DNV no setor, estaremos criando capacidades digitais que ajudarão os clientes a gerenciar essa complexidade e a destravar novas oportunidades de crescimento na indústria de energia”, afirmou Remi Eriksen, CEO da DNV.
Com atuação em mais de 100 países, a DNV oferece serviços que vão desde certificação e testes independentes até consultoria especializada e soluções digitais voltadas ao setor de energia e à infraestrutura crítica.
Fundada há quase duas décadas, a Automa teve papel relevante no desenvolvimento do segmento de energias renováveis no Brasil, com foco no monitoramento e na operação de ativos. Ao longo desse período, a empresa entregou mais de mil projetos e hoje apoia o gerenciamento de aproximadamente 60 GW de potência instalada.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.