O novo diretor substituto da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), Ivo Secho Nazareno, assumiu a função na reunião pública desta terça-feira (15). Então secretário de Leilões da reguladora, ele foi escolhido par as missão na cúpula, sucedendo Ludimila Silva, que também atuou como diretora substituta pelo prazo de 180 dias, que será o mesmo de Nazareno.
A situação da ANEEL, que assim como as demais agências reguladoras foi atingida pelos cortes promovidos em recente decreto do Poder Executivo, é de incertezas. Dos cinco diretores, dois são substitutos – além de Nazareno, o ex-secretário-geral Daniel Danna está no posto desde maio, após a saída de Ricardo Tili.
O motivo é político. Com a crise instaurada entre o governo e o Congresso Nacional, as nomeações nas agências reguladoras foram travadas. Como os indicados precisam passar por sabatina no Senado, o governo pisou do freio desde o final de 2024. Após a crise do IOF no início deste mês, qualquer movimentação nesse sentido era vista como arriscada, devido ao apetite dos senadores para colocarem pessoas de sua preferência.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, no entanto, indicou Gentil Nogueira e Willamy Moreira Frota para as vagas na ANEEL. Nogueira é número dois do ministério, enquanto Frota é ex-presidente da Amazonas Energia.
As sabatinas estão agendadas para agosto, após o recesso parlamentar. Além dos nomes para a ANEEL, o Senador deve avaliar indicacoes para a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).
Os despachos com os nomes indicados foram publicados no Diário Oficial da União desta terça. Silveira é desafeto do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que já pediu por diversas vezes a demissão do auxiliar do presidente Lula.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.