Visão geral
Os novos inversores da linha HT1500V (225/250 kW), apresentam uma série de características que os tornam a melhor escolha para usinas centralizadas de grande porte, possibilitando um excelente retorno do investimento, com um conjunto de recursos que inclui um sistema integrado de recuperação de efeito PID, importante para minimizar a degradação de módulos fotovoltaicos ao longo da vida útil da usina solar.
Os modelos GW225KN-HT e GW250KN-HT possuem um mecanismo exclusivo e inteligente de interrupção para a proteção de strings contra curtos-circuitos e corrente reversa, evitando a perda de geração nessas situações. O monitoramento individual de strings possibilita a identificação de falhas, como cabos danificados, painéis obstruídos e outros problemas que podem ser encontrados.
Os inversores podem receber atualizações e configurações remotas, diminuindo a necessidade de visitas ao local, reduzindo custos de O&M. Além disso, os inversores possuem conexão PLC 2.0 e estão preparados para receber cabos de alumínio de 300 mm² nas entradas CA. Os equipamentos possuem grau de proteção IP66 e C5 e são equipados com protetores de surto (DPS) do tipo II, nos lados CC e CA.
Ficha Técnica
Entrada CC
Com uma faixa de operação de 500 V a 1500 V na entrada, os inversores proporcionam o uso de strings longas, que reduzem o custo de cabos e conexões nas usinas fotovoltaicas.
Os modelos GW225K-HT e GW250K-HT possuem 12 entradas de MPPT e têm capacidade de 30 A por MPPT, com entradas para 2 strings – sendo 15 A por string. A corrente de curto-circuito suportada por string é de 25 A, o que torna o inversor compatível com os novos módulos de alta potência que estão chegando ao mercado.
Os modelos GW225KN-HT e GW250KN-HT possuem 6 entradas de MPPT e têm capacidade de 60 A por MPPT, com entradas para 3 strings – sendo 20 A por string. A corrente de curto-circuito suportada por string é de 30 A, o que indica que os equipamentos são adequados para uso com módulos bifaciais de alta potência, com os quais valores elevados de correntes de curto-circuito podem ser encontrados.
Saída CA
Os inversores possuem tensão nominal de 800 V na saída em corrente alternada. A conexão é realizada por meio de três condutores e um condutor de proteção (aterramento). A corrente máxima de saída é de 178,7 A nos modelos de 225 kW e 180,5 A nos modelos de 250 kW.
Eficiência
Os equipamentos possuem eficiência máxima de 99% e eficiência europeia entre 98,5% e 98,7%, conforme o modelo.