OMM prevê aquecimento global sem precedentes nos próximos cinco anos

Organização aponta que há grandes chances do mundo presenciar as maiores temperaturas da história nesta metade da década
OMM prevê aquecimento global sem precedentes nos próximos cinco anos
Fonte: Canva

Mesmo com todo o avanço já registrado das fontes renováveis, as temperaturas globais devem se manter em níveis recordes ou próximos disso até o fim desta década. É o que aponta levantamento publicado nesta quarta-feira (28) pela OMM (Organização Meteorológica Mundial).

O documento – com 27 páginas – estima que há 80% de probabilidade de que ao menos um dos próximos cinco anos (entre 2025 e 2029) supere o recorde histórico de calor de 2024 e se torne o ano mais quente da história. 

O estudo também aponta que há 70% de chance do aquecimento global médio quinquenal ser superior a 1,5°C – ultrapassando o chamado “limite seguro” das mudanças climáticas, estabelecido no Acordo de Paris. 

O número, inclusive, supera os 47% do relatório do ano passado (para o período de 2024-2028) e os 32% do relatório de 2023 para o período de 2023-2027. 

No entendimento da OMM, caso essa curva de crescimento não seja rapidamente alterada os efeitos do aquecimento global tendem a intensificar-se de forma irreversível. 

“Cada fração adicional de grau de aquecimento provoca ondas de calor mais nocivas, chuvas extremas, secas intensas, derretimento de camadas de gelo, gelo marinho e geleiras, aquecimento do oceano e elevação do nível do mar”, pontuou a organização.

Diante desse cenário, é reforçado que a aceleração da transição energética é um dos caminhos mais eficazes para mitigar o avanço do aquecimento global – uma vez que reduzir as emissões de gases do efeito estufa passa, obrigatoriamente, pela substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis, como solar e eólica. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.