O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) prevê investimentos de R$ 28,1 bilhões em 480 empreendimentos estratégicos até 2030. As obras incluem mais de 5,3 mil quilômetros de novas linhas de transmissão e um acréscimo de 24,3 mil MVA em subestações, fortalecendo a infraestrutura energética do país.
Os projetos integram o PAR/PEL 2025 (Plano da Operação Elétrica de Médio Prazo), elaborado pelo Operador. Segundo Alexandre Zucarato, diretor de Planejamento do ONS, os empreendimentos foram classificados por prioridade e estão acompanhados de ações estruturantes para garantir a robustez da operação nos próximos anos.
Do total previsto, R$ 22,7 bilhões correspondem a empreendimentos indicados pela primeira vez.
Segundo o ONS, as obras previstas para o período entre 2026 e 2030 representam um aumento de 3% na extensão da rede de transmissão e de 5,7% na capacidade instalada de transformadores da Rede Básica e da Rede Básica de Fronteira, em comparação com a estrutura atual.
O estudo também projeta um crescimento expressivo da demanda por energia. A expectativa é que a carga máxima do SIN (Sistema Interligado Nacional) alcance cerca de 129 GW em 2030, o que representa um avanço de 17% em relação a 2025.
Já a capacidade instalada total do sistema deve chegar a 269 GW, sendo aproximadamente 60 GW provenientes de usinas eólicas e solares centralizadas.
Outra frente prevista no plano é a ampliação do intercâmbio de energia entre as regiões do país. O ONS informou ainda que projeta um aumento de 20% na capacidade de recebimento da região Sul a partir do Sudeste/Centro-Oeste até o fim da década.
Também está prevista a ampliação do intercâmbio entre as regiões Norte e Nordeste com o Sudeste/Centro-Oeste.
O limite de recebimento deve crescer cerca de 25%, passando de 18.500 MW em janeiro de 2026 para 23.000 MW em janeiro de 2030, com a entrada em operação de um conjunto de obras programadas para julho de 2030.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.