O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e a Axia Energia (antiga Eletrobras) assinaram um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento e a implementação do SGCOPHI (Sistema de Gestão de Condicionantes Operativos Hidráulicos).
A nova ferramenta tem como objetivo aprimorar a base de dados relacionada às limitações hidráulicas das usinas hidrelétricas do SIN (Sistema Interligado Nacional).
Para isso, o sistema irá incorporar novas soluções tecnológicas, tornando mais ágil e estruturado o processo de disponibilização das informações que subsidiam o planejamento, a programação e a operação do sistema elétrico. A expectativa é que o SGCOPHI esteja disponível a partir do início de 2028.
O desenvolvimento da plataforma está inserido no escopo do PRR (Plano de Recuperação dos Reservatórios), que reúne um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da segurança hídrica e energética do país. O plano é coordenado pelo MME (Ministério de Minas e Energia).
“O desenvolvimento deste acordo representa um passo importante para promover ações que integrem tecnologia, planejamento e gestão inteligente da água. Estamos criando as condições para uma operação mais robusta, capaz de responder aos desafios atuais e preparar o sistema elétrico para o futuro”, destacou Marcio Rea, diretor-geral do ONS.
Segundo as instituições, o SGCOPHI permitirá maior eficiência no cadastro e na gestão das regras e condicionantes que precisam ser observadas na operação das usinas hidrelétricas, incluindo aspectos relacionados aos usos múltiplos da água em diferentes bacias hidrográficas.
A expectativa é que a ferramenta contribua para decisões mais precisas, maior previsibilidade operacional e melhor aproveitamento dos recursos hídricos no contexto do sistema elétrico nacional.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.