Os níveis de armazenamento dos reservatórios brasileiros ao longo de julho devem se manter acima de 60% em todos os quatro subsistemas. As maiores elevações previstas se concentram no Norte, que deve chegar ao final do mês em 95,9% e no Sul, com expectativa de 89,3%.
No caso do Nordeste, o percentual deverá chegar a 65,2% e no Sudeste/Centro-Oeste a 64,6%. A projeção faz parte do PMO (Programa Mensal da Operação) do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), referente à semana operativa de 5 a 11 de julho.
O termo energia armazenada refere-se a quantidade de energia elétrica que pode ser gerada a partir da água armazenada nos reservatórios das hidrelétricas. O ONS utiliza esse indicador para planejar a operação do sistema elétrico, visando garantir o abastecimento de energia de forma segura e eficiente para todos os consumidores.
“Graças a uma política operativa de preservação dos recursos hídricos, a região Sul recuperou parcialmente os níveis de armazenamento nos reservatórios. Continuamos acompanhando as necessidades do SIN (Sistema Interligado Nacional) para antecipar soluções capazes de manter o atendimento das cargas”, disse o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.
Demanda por energia
O documento do Operador também apontou que os cenários prospectivos para a demanda de carga no mês de julho devem ter expansão de 0,3% (76.009 MWmed) no SIN, com os submercados Norte, Nordeste e Sul apresentando crescimento de 4,4% (8.112 MWmed), 3,7% (12.837 MWmed) e 1,5% (13.609 MWmed).
Para Sudeste/Centro-Oeste, as estimativas são de redução de 1,9% (41.451 MWmed). Os percentuais comparam as projeções do mês com os resultados verificados no mesmo período de 2024. O CMO (Custo Marginal de Operação) para a próxima semana operativa está com o mesmo valor em todos os subsistemas: R$ 228,49/MWh.
Clique aqui para conferir o relatório na íntegra.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.