[gtranslate]

ONS apresenta medidas para operação durante o período seco

Operador recomendou ações preventivas adicionais para manutenção dos níveis das hidrelétricas
ONS apresenta medidas para operação durante o período seco
ONS aponta que o país deverá registrar redução no nível dos reservatórios até dezembro. Foto: Freepik

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) apresentou, durante a reunião ordinária de agosto do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico), os resultados da operação eletroenergética referentes ao mês de julho deste ano e uma previsão para janeiro de 2025.

De acordo com o Órgão, indicadores apontam que a tendência é de haver uma redução dos níveis dos reservatórios dos subsistemas das regiões Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte até o final de dezembro.

Por esse motivo, o Operador apresentou ao CMSE algumas medidas adicionais para a operação durante o período seco, em outubro e novembro, principalmente na ponta de carga. 

Uma delas é minimizar o despacho das usinas hidrelétricas do subsistema Norte, para preservar os recursos hídricos da região, com o objetivo de atender os horários de maior demanda de carga no período seco. 

Uma segunda medida recomendada foi a ampliação da disponibilidade de potência ao final do período seco, o que considera o adiamento de manutenções, quando possível, e a antecipação do retorno de ativos indisponíveis.

O ONS também apresentou cenários para o começo do ano, apontando que a projeção de energia natural afluente para o SIN (Sistema Interligado Nacional) deve variar entre 68% e 69,6% ao final de janeiro de 2025.

Queda no nível dos reservatórios

Conforme já noticiado pelo Canal Solar, o ONS prevê que os reservatórios das usinas hidrelétricas de todos os subsistemas brasileiros deverão apresentar reduções significativas em suas capacidades ao final de agosto.

No subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o nível dos reservatórios deverá atingir 55,2% em 31 de agosto, uma queda de 8 p.p em relação ao registrado no final de julho.

Na região Sul e Nordeste,queda na capacidade de armazenamento deve ser de quase 10 p.p e 7 p.p, respectivamente. Já a Norte deverá se manter estável no período.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal