O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) elevou mais uma vez a sua estimativa para a carga de energia no Brasil em fevereiro, projetando agora um crescimento de 6,5% em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando 88.670 MW médios.
O número supera a previsão da semana anterior, que indicava um aumento de 5,8%. No início do mês, a estimativa era de alta de 3,7%, mas o avanço acelerado reflete o aumento do consumo de eletricidade devido às ondas de calor, impulsionado principalmente pelo uso intensivo de ar-condicionado.
Nesta semana, o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que consome cerca de 70% da energia produzida no país, alcançou recorde de demanda máxima: 54.599 MW médios, em meio a temperaturas acima da média para o período, segundo o ONS.
No boletim divulgado nesta sexta-feira (21), o órgão também revisou suas projeções para a afluência de chuvas nas usinas hidrelétricas em fevereiro.
As previsões subiram para as regiões Sudeste/Centro-Oeste (85% da média histórica, ante 84% na semana anterior), Sul (86%, ante 81%) e Norte (112%, ante 111%).
Por outro lado, houve uma leve redução na estimativa para o Nordeste (87%, ante 90%). Apesar das chuvas, o nível dos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste, principal região de armazenamento de energia do país, foi revisto para 69,7% ao final de fevereiro.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.