ONS prevê estabilidade nos reservatórios e queda nas chuvas no fim de março

Projeções do Operador apontam para um final antecipado do período tipicamente úmido
ONS prevê estabilidade nos reservatórios e queda nas chuvas no fim de março
Foto: Freepik

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgou o novo boletim do PMO (Programa Mensal da Operação) para a última semana de março.

O levantamento prevê estabilidade nos principais indicadores monitorados pela entidade e sem grandes mudanças em relação às previsões anteriores.

Em relação aos níveis dos reservatórios, a expectativa é de que três dos quatro subsistemas do país encerrem o mês com mais de 60% de armazenamento de energia.

Fonte: ONS

Segundo o Operador, apesar dos bons níveis de armazenamento, a previsão é de que março termine com chuvas abaixo da média em três regiões:

  • Sudeste/Centro-Oeste: 58% da MLT (Média de Longo Termo); 
  • Sul: 47% da MLT; 
  • Nordeste: 25% da MLT; 
  • Norte: única exceção, com previsão de 101% da MLT.

A MLT, em resumo, é um indicador que representa a média histórica da quantidade de água que chega aos reservatórios das usinas hidrelétricas. 

Segundo o diretor-geral do ONS, Marcio Rea, o fim do período de chuvas parece estar se antecipando, mas “os reservatórios estão em situação confortável, com volumes melhores do que os registrados no mesmo período do ano passado em três regiões”, disse ele. 

Demanda por energia deve crescer em meio à estabilidade dos reservatórios

Com relação a carga total do SIN (Sistema Interligado Nacional) — ou seja, a demanda de energia — deve crescer 3,8% em relação a março do ano passado, chegando a 86.637 MW médios. 

Veja a previsão por região:

  • Sul: +5,9%;
  • Norte: +5,5%;
  • Sudeste/Centro-Oeste: +3,5%;
  • Nordeste: +1,4%.

Conta de luz deve ficar mais cara a partir de maio, projeta CCEE 

Custo da energia

Já em relação ao CMO (Custo Marginal de Operação), que influencia os preços da energia no mercado, a previsão do ONS permanece como nas últimas semanas: zero no Nordeste e Norte e R$ 380,00 no Sudeste/Centro-Oeste e no Sul. 

Os valores do CMO já antecipam, entre outros pontos, a possibilidade de redução nos percentuais de afluência nas próximas semanas. Esse valor reflete, entre outros fatores, a possibilidade de menos chuvas nas próximas semanas e o possível acionamento de usinas térmicas para garantir o abastecimento.

Clique aqui para conferir o relatório na íntegra.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.