O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) prepara um esquema especial para o período das festas de fim de ano.
Segundo o Operador, neste período é esperado que haja uma combinação entre a queda de consumo e a forte presença de geração distribuída, que deve levar o SIN (Sistema Interligado Nacional) a condições de carga mínima inéditas.
Atualmente, o país possui mais de 42 GW de mini e microgeração distribuída instalada no país, volume sobre o qual o Operador não possui controle direto. E a partir de 20 de dezembro, o ONS projeta retração significativa da carga supervisionada.
O ONS avalia que, em cenários de temperaturas amenas e elevada produção fotovoltaica, a energia injetada pela MMGD pode superar a capacidade de ajuste das usinas centralizadas, criando situações em que a operação não consegue reduzir a geração suficiente para manter a frequência do sistema.
Ainda segundo o Operador, foi exatamente o que ocorreu em 10 de agosto deste ano, no Dia dos Pais. Na ocasião, o ONS precisou minimizar a geração hídrica e cortar parte expressiva da produção eólica e solar para evitar um blecaute.
Diante desse quadro, o ONS avalia que poderá acionar, pela primeira vez, o Plano Emergencial de Corte de Geração na Distribuição, voltado às usinas de geração distribuída do tipo III.
A medida não é automática, pois depende da relação entre a carga efetiva do período e a geração decorrente da MMGD. Caso a supervisão indique valores inferiores ao limite mínimo de segurança operacional, cortes localizados poderão ser aplicados para evitar perda de estabilidade.
Porto de Sergipe

Outra ação importante será o desligamento total da UTE Porto de Sergipe I, térmica de 1.593 MW da Eneva. A usina permanecerá fora de operação entre 20 de dezembro e 4 de janeiro, por iniciativa própria, em acordo validado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
A térmica estava programada originalmente para gerar no período, mas sua flexibilização foi considerada positiva pelo ONS por aumentar a segurança do atendimento em um momento de baixa carga.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.