PAE avalia criar complexo híbrido de 800 MW no Brasil

Parque solar deverá ser acrescido ao complexo eólico de 423 MW
PAE avalia criar complexo híbrido de 800 MW no Brasil
Empresa estuda construir parque solar e integrá-lo ao complexo eólico Novo Horizonte. Foto: PAE/Divulgação

A PAE (Pan American Energy), empresa argentina de energia renovável, revelou que a está avaliando a construção de um parque solar próximo ao complexo eólico Novo Horizonte, inaugurado nesta quarta-feira (3). 

De acordo com Alejandro Catalano, diretor geral da PAE no Brasil, a adição do parque solar transformará o complexo em um grande parque híbrido, com capacidade instalada total de 800 MW. “Conseguimos realizar um grande projeto e queremos ampliá-lo ainda mais”, declarou Catalano. 

Complexo Eólico Novo Horizonte

Situado no interior da Bahia, o empreendimento é o maior entre os construídos pela PAE. Com 423 MW de capacidade instalada, o complexo ocupa uma área de 2,7 mil hectares e abrange seis municípios (Novo Horizonte, Boninal, Ibitiara, Piatá, Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas).

O empreendimento possui 94 turbinas eólicas, uma subestação elevadora, 80 km de linha dedicada à subestação existente de 500 kV, 240 km de Linhas de Transmissão e gerou mais de 3,2 mil empregos diretos e indiretos.

O investimento foi de aproximadamente R$ 3 bilhões e a expectativa é que o complexo eólico produza cerca de 2 milhões de MWh de energia por ano.

De acordo com o CEO do Grupo PAE, Marcos Bulgheroni, a empresa “busca ser protagonista do processo de transição energética na região e o lançamento deste complexo eólico significa um passo concreto nessa direção”.

O sistema de transmissão do complexo incluiu a construção de uma nova subestação própria de energia elétrica ao longo de 80 quilômetros de linhas de alta tensão, além da ampliação de uma subestação existente que liga o complexo ao SIN (Sistema Interligado Nacional).

Sobre a Pan American Energy

Com mais de 70 anos de experiência no setor, a PAE é uma empresa líder em energia na região, com presença em seis países: Argentina, Brasil, México, Bolívia, Uruguai e Paraguai. A empresa participa nos setores upstream, midstream e downstream e na geração de eletricidade a partir de fontes renováveis e tradicionais.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal