PAE avalia criar complexo híbrido de 800 MW no Brasil

Parque solar deverá ser acrescido ao complexo eólico de 423 MW
1 min 44 seg de leitura
PAE avalia criar complexo híbrido de 800 MW no Brasil
Empresa estuda construir parque solar e integrá-lo ao complexo eólico Novo Horizonte. Foto: PAE/Divulgação

A PAE (Pan American Energy), empresa argentina de energia renovável, revelou que a está avaliando a construção de um parque solar próximo ao complexo eólico Novo Horizonte, inaugurado nesta quarta-feira (3). 

De acordo com Alejandro Catalano, diretor geral da PAE no Brasil, a adição do parque solar transformará o complexo em um grande parque híbrido, com capacidade instalada total de 800 MW. “Conseguimos realizar um grande projeto e queremos ampliá-lo ainda mais”, declarou Catalano. 

Complexo Eólico Novo Horizonte

Situado no interior da Bahia, o empreendimento é o maior entre os construídos pela PAE. Com 423 MW de capacidade instalada, o complexo ocupa uma área de 2,7 mil hectares e abrange seis municípios (Novo Horizonte, Boninal, Ibitiara, Piatá, Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas).

O empreendimento possui 94 turbinas eólicas, uma subestação elevadora, 80 km de linha dedicada à subestação existente de 500 kV, 240 km de Linhas de Transmissão e gerou mais de 3,2 mil empregos diretos e indiretos.

O investimento foi de aproximadamente R$ 3 bilhões e a expectativa é que o complexo eólico produza cerca de 2 milhões de MWh de energia por ano.

De acordo com o CEO do Grupo PAE, Marcos Bulgheroni, a empresa “busca ser protagonista do processo de transição energética na região e o lançamento deste complexo eólico significa um passo concreto nessa direção”.

O sistema de transmissão do complexo incluiu a construção de uma nova subestação própria de energia elétrica ao longo de 80 quilômetros de linhas de alta tensão, além da ampliação de uma subestação existente que liga o complexo ao SIN (Sistema Interligado Nacional).

Sobre a Pan American Energy

Com mais de 70 anos de experiência no setor, a PAE é uma empresa líder em energia na região, com presença em seis países: Argentina, Brasil, México, Bolívia, Uruguai e Paraguai. A empresa participa nos setores upstream, midstream e downstream e na geração de eletricidade a partir de fontes renováveis e tradicionais.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Líder de Comunicação do Canal Solar. Host do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado de energias renováveis. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.