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Paralisação de fiscais portuários preocupa setor de energia solar?  

Funcionários federais de regulação vão interromper por 48 horas a prestação de serviços, como de controle e fiscalização em portos
Paralisação de fiscais portuários preocupa setor de energia solar
Vista aérea do Porto de Santos, no litoral paulista. Foto: Divulgação

Conforme noticiado pelo Canal Solar, membros do Sinagências (Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação) vão protestar e realizar uma paralisação de 48 horas em suas atividades nesta quarta (31) e quinta-feira (1º). 

Com isso, funcionários de todas as agências de regulação vão interromper a prestação de serviços essenciais, como o controle e a fiscalização em portos.

Empresas e entidades envolvidas diretamente, por exemplo, com o Porto de Santos – o segundo maior da América Latina – anunciaram que deverão ser afetadas pela manifestação do sindicato.

Elas alegam que a paralisação pode desenvolver uma sobrecarga no segmento portuário, além de impactar diretamente a capacidade operacional dos terminais. 

Para o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e Região, sem a liberação de mercadoria, não há como seguir com o desembargo da carga, o que provocará um aumento no volume de contêineres acumulado nos terminais e na demanda de navios. 

Mas, e o setor de energia solar?

Apesar de uma parcela significativa das cargas estarem correndo o risco de ficarem presas na fiscalização portuária, profissionais ouvidos pelo Canal Solar destacam que a situação dos equipamentos fotovoltaicos não deverá ser um problema. 

Vinicio Jesus, do departamento comercial da Blu Logistics Brasil, explica que a fiscalização em portos brasileiros funciona a partir de três parametrizações: 

  • Verde: quando a carga é liberada direto por meio de um sistema automático.
  • Amarelo: quando há necessidade de análise documental por parte de autoridades locais.
  • Vermelho: quando há necessidade de apresentação de conferência física e documental. 

Segundo ele, como o setor de energia solar é um mercado que trabalha com poucos produtos no mesmo embarque, geralmente seus produtos costumam receber parametrização verde nas importações. “No canal verde é tudo por sistema. Não tem interferência de ninguém físico”, comentou ele. 

“Quando os navios estão chegando no Brasil, precisam passar as informações dos contêineres para a Receita Federal com até 48 horas para não ter retificação. Nesse sentido, uma paralisação como essa (de apenas dois dias) não tem muito impacto para o solar”, ressaltou o profissional.

O problema, contudo, segundo Jesus, ocorre quando – se por algum motivo – o cliente precisar fazer alguma alteração do documento marítimo. “Nesse caso, pode ser que tenhamos uma demora um pouco maior na liberação da carga, pois pode ser que seja necessário alguma ação das autoridades locais para liberação”, destacou ele.

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Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

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