A Brasol ampliou sua parceria com a rede de farmácias Pague Menos ao concluir a aquisição de 13 novos ativos no Nordeste. Com a compra, o número de ativos localizados da Pague Menos nas cinco regiões do país chegou em 25.
“Ao longo do tempo, a parceria com a Pague Menos foi se fortalecendo à medida que nossos projetos proporcionaram redução de custos com energia para o cliente, além de serem soluções sustentáveis que reduzem o impacto ambiental”, explicou Rafael Brasiliense, diretor Comercial e de Marketing da Brasol.
“A cada projeto concluído, reafirmamos o nosso compromisso com a transição energética brasileira, fornecendo energia renovável e redução de custos com a operação dos clientes”, acrescentou.
Em 2025, a parceria entre Brasol e a segunda maior varejista do setor farmacêutico nacional completa quatro anos com um total de 25 ativos. Tudo começou em 2021, com a aquisição de seis projetos na região Norte.
Em 2022, mais três nas regiões Sul e Sudeste. Já em 2023, a Brasol comprou um projeto no Centro-Oeste. E em 2024, mais um no Sul, outro no Centro-Oeste e 13 no Nordeste. Juntos, os 25 ativos somam 23 MWp de capacidade instalada em todas as regiões do Brasil.
Até dezembro de 2024, os projetos adquiridos em 2021 já evitaram a emissão de aproximadamente 9 mil toneladas de CO₂ equivalente (tCO2e). Já os projetos adquiridos em 2022 e 2023 evitaram a emissão, respectivamente, de 1.557 tCO2e e 309 tCO2e. A expectativa para os próximos anos é que um total aproximado de 85.020 tCO2e não seja mais enviado ao meio ambiente.
Os 15 projetos mais recentes, de 2024 — um no Sul, um no Centro-Oeste e os 13 no Nordeste — têm um potencial estimado de evitar 14.979 tCO2e anualmente, totalizando até 272.687 tCO2e até o final do contrato.
Essa parceria vai ao encontro do novo direcionamento de ESG da Pague Menos. Recentemente, a companhia atualizou suas metas e diretrizes, após uma análise aprofundada da contribuição dos aspectos ambientais, sociais e de governança para a gestão de riscos e oportunidades do negócio.
De acordo com Rosi Purceti, Vice-presidente de Gente, Sustentabilidade e Transformação da Pague Menos, ESG não é apenas uma tendência, mas um diferencial competitivo e uma necessidade para garantir a resiliência e perpetuidade dos negócios a longo prazo.
“Por meio de mudanças como essa, podemos contribuir para a concretização de nosso propósito e enxergamos valor e oportunidade em manter e expandir nossas práticas sustentáveis”, pontua a executiva.
Atualmente, 86% das unidades da rede fazem uso de energia renovável por meio do abastecimento com energia solar.
Os 13 novos ativos na região Nordeste somam 16 MWp de capacidade instalada e estão nos estados do Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí. Todos eles passaram por um retrofit a fim de otimizar a geração de energia, garantir máxima eficiência no atendimento às necessidades da Pague Menos e gerar economia.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.