Pesquisadora da Unicamp é nomeada para comitê do Ministério da Ciência e Tecnologia

Docente atuou no desenvolvimento de tecnologias para geração e armazenamento de energia, com destaque para baterias e módulos de perovskita
Pesquisadora da Unicamp é nomeada para comitê do Ministério da Ciência e Tecnologia
Foto: Ana Flávia Nogueira, professora do Instituto de Química da Unicamp e novo membro do CT-Energ. Antoninho Perri (Unicamp)/Divulgação

Ana Flávia Nogueira, professora do Instituto de Química da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), acaba de ser nomeada membro do CT-Energ (Comitê Gestor do Fundo Setorial de Energia), ligado ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação)

Formado por especialistas da área, o CT-Energ é responsável por definir os planos anuais de investimento do fundo voltado à pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor elétrico brasileiro, com foco especial em eficiência energética e fontes alternativas de energia.

Com mandato de dois anos, Ana Flávia assume o cargo com a missão de contribuir com sua experiência acadêmica e de gestão. Atualmente, ela também dirige o Cine (Centro de Inovações em Novas Energias), sediado na Unicamp -um centro de pesquisa criado a partir de uma parceria público-privada.

O Cine se destaca pelo desenvolvimento de tecnologias para geração e armazenamento de energia, incluindo baterias e painéis solares de perovskita, uma alternativa promissora por ser baseada em materiais mais baratos e abundantes no Brasil.

“Temos, hoje, um laboratório de manufatura de baterias e temos avançado bastante em protótipos de painéis solares que utilizam a perovskita [material mais barato e baseado em insumos nacionais”, disse a docente, ao dar um exemplo de um dos projetos do instituto.

Segundo a profissional, um dos grandes objetivos à frente do CT-Energ será estimular o desenvolvimento de tecnologias nacionais, reduzindo a dependência de componentes importados, que, segundo ela, ainda freia a inovação no setor energético brasileiro.

Ela também aposta na melhoria da infraestrutura e na modernização das regulamentações como medidas fundamentais para acelerar a transição energética do país.

Ana Flávia destaca ainda o potencial da produção de hidrogênio limpo a partir da biomassa, sobretudo de resíduos do agronegócio, como uma área que pretende fortalecer dentro da própria universidade, por meio de novos projetos e parcerias.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Caique Amorim
Caique Amorim
Estudante de jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tenho experiência na produção de matérias jornalísticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.