Pesquisadores e estudantes de Engenharia Florestal do Ifap (Instituto Federal do Amapá), do Campus Laranjal do Jari, desenvolveram um kit de energia solar portátil. O objetivo é atender as necessidades dos extrativistas da região do Vale do Jari.
O protótipo utiliza produtos recicláveis, como bombonas, para criar pequenos sistemas solares: o kit solar castanheiro. O kit proporciona aos extrativistas a capacidade de ligar lâmpadas, televisores e até mesmo freezers sem a necessidade de motores geradores poluentes.
Apresentado recentemente durante a Feira de Negócios do Vale do Jari, o projeto “tem o potencial de revolucionar a forma como os castanheiros e outros extrativistas da Amazônia obtêm energia”, segundo os desenvolvedores.
A inspiração para este projeto surgiu da experiência do pesquisador e de seus alunos durante os trabalhos de campo com castanheiros locais, que perceberam algumas necessidades dos extrativistas.
O objetivo inicial era encontrar uma alternativa de fonte de energia que não agredisse o meio ambiente e atendesse às necessidades dessas comunidades, que frequentemente passam semanas ou até meses nas florestas durante os períodos de coleta.
Segundo os alunos, a solução não oferece somente uma melhora na qualidade de vida nos acampamentos, como também reduz o impacto ambiental dessas atividades.