19 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Pesquisadores e estudantes do Ifap criam kit fotovoltaico portátil para extrativistas

A solução oferece uma nova alternativa aos castanheiros e outros extrativistas da Amazônia a obterem energia

Autor: 11 de outubro de 2023Brasil
2 minutos de leitura
Pesquisadores e estudantes do Ifap criam kit fotovoltaico portátil para extrativistas

Foto: Ifap (Instituto Federal do Amapá).

Pesquisadores e estudantes de Engenharia Florestal do Ifap (Instituto Federal do Amapá), do Campus Laranjal do Jari, desenvolveram um kit de energia solar portátil. O objetivo é atender as necessidades dos extrativistas da região do Vale do Jari.

O protótipo utiliza produtos recicláveis, como bombonas, para criar pequenos sistemas solares: o kit solar castanheiro. O kit proporciona aos extrativistas a capacidade de ligar lâmpadas, televisores e até mesmo freezers sem a necessidade de motores geradores poluentes.

Apresentado recentemente durante a Feira de Negócios do Vale do Jari, o projeto “tem o potencial de revolucionar a forma como os castanheiros e outros extrativistas da Amazônia obtêm energia”, segundo os desenvolvedores.

A inspiração para este projeto surgiu da experiência do pesquisador e de seus alunos durante os trabalhos de campo com castanheiros locais, que perceberam algumas necessidades dos extrativistas.

O objetivo inicial era encontrar uma alternativa de fonte de energia que não agredisse o meio ambiente e atendesse às necessidades dessas comunidades, que frequentemente passam semanas ou até meses nas florestas durante os períodos de coleta.

Segundo os alunos, a solução não oferece somente uma melhora na qualidade de vida nos acampamentos, como também reduz o impacto ambiental dessas atividades.

Stella Miranda

Stella Miranda

Produtora do Canal Responde e do Solar em 60. Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.