A Petrobras e a Lightsource bp confirmaram as expectativas do mercado e oficializaram a assinatura de um acordo que estabelece uma parceria estratégica voltada ao desenvolvimento de energias renováveis onshore no Brasil.
Pelo acordo, a Petrobras passará a deter 49,99% das subsidiárias da Lightsource bp no Brasil. A parceria será estruturada como uma joint venture, com gestão compartilhada entre as duas companhias.
Em nota, a Petrobras destacou o caráter estratégico da operação. “Por meio dessa iniciativa, a Petrobras dá um passo significativo e estratégico ao ingressar no segmento de geração de energia solar, ampliando sua atuação no mercado de fontes renováveis no Brasil, bem como permite a criação de uma plataforma que pode agregar novos negócios em renováveis, como armazenamento de energia”, informou a petroleira.
A estatal brasileira acrescentou ainda que pretende instalar 56 MW de capacidade até 2027, dos quais 10 MW já estão em operação. “Estamos dando hoje um importante passo na atuação da Petrobras no segmento de energia solar”, afirmou a presidente da companhia, Magda Chambriard.
Do lado da Lightsource bp, a empresa informou que contribuirá para a joint venture com um pipeline entre 1 e 1,5 GW em estágio mais avançado de desenvolvimento, além de outros projetos menos maduros no país.
O portfólio inclui ainda a usina solar fotovoltaica de Milagres, localizada em Abaiara (CE), que está em operação desde 2023, com 212 MWp de capacidade instalada, sendo uma das maiores do estado.
“Com a nossa forte expertise local, construída ao longo de quase sete anos de atividade no Brasil em todas as fases de desenvolvimento, construção e operação de projetos, continuaremos a gerar valor para a empresa, para os nossos clientes e stakeholders. Estamos entusiasmados com esta parceria com a Petrobras”, disse Joaquin Oliveira, CEO da Lightsource bp.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.