16 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,2W

PHB oferece solução inovadora para mercado de energia solar

Rogério Pereira, engenheiro eletrônico da empresa, discorre sobre o SEC1000 e destaca os modos de operação do produto

Autor: 25 de junho de 2021Brasil
PHB oferece solução inovadora para mercado de energia solar

Com a consolidação do mercado fotovoltaico no Brasil e no mundo, cada vez mais empresas têm aplicado soluções inovadoras para expandir o leque de opções dos consumidores. Como é o caso da PHB Solar, que está disponibilizando o controlador de energia inteligente SEC1000.

“Projetado para plantas grandes, o SEC1000 consegue controlar até 60 inversores, por meio da RS485, e consegue colocar um transformador de corrente de até 5000 A. Ele também ajusta o fator de potência global da usina e monitora as grandezas e interação entre sistema fotovoltaico, rede e carga”, explicou o engenheiro Rogério Pereira, responsável pelo setor de inversores fotovoltaicos na PHB Solar.

Durante o webinário “Zero Grid e Limite de Potência”, promovido pelo Canal Solar,  o especialista comentou as características do produto e destacou os modos de operação que o mesmo pode oferecer, como zero grid e limite de potência. 

Explanando sobre a função zero grid, Pereira enfatizou que o equipamento controla a potência a ser injetada na rede para que a mesma seja sempre igual ou menor que a carga do local. “Ou seja, se minha carga é 20 kW, o inversor injeta apenas 20 kW, se a mesma subir para 45 kW, o inversor injeta 45 kW, isso garante que a energia colocada na rede da concessionária seja sempre zero”. 

SEC1000 consegue controlar até 60 inversores, por meio da RS485

Ademais, o especialista apontou ser fundamental a utilização do SEC1000 em sistemas reticulados (redes subterrâneas), onde existem proteções de fluxo reverso de potência, e onde é preciso injetar uma potência maior que a demanda contratada com controle zero grid. 

“Algo bem útil que os clientes do grupo A podem fazer também é solicitar a memória de massa do medidor, fundamental para validação da solução”, acrescentou. 

Limite de potência

Outra aplicação interessante do SEC1000, segundo o engenheiro da PHB, é o controle da potência injetada na rede local para que nunca ultrapasse um valor pré-configurado. “Não estou falando mais do zero grid, falo da limitação da potência colocada no ramo da concessionária”

“Isso é muito útil quando estou trabalhando no meu extremo. Por exemplo, utilizo em locais com limitação na instalação como demanda, disjuntores já no gargalo da operação e transformadores”, finalizou. 

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.