22 de abril de 2021
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 3,29 GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 5,35 GW

Carrinho

Potencial solar na Bahia impulsiona mercado fotovoltaico no Brasil

De cada dez cidades baianas, nove possuem pelo menos um sistema fotovoltaico

Autor: 3 de março de 2021março 18th, 2021Brasil
Potencial solar na Bahia impulsiona mercado fotovoltaico no Brasil

A energia fotovoltaica expandiu fortemente no estado da Bahia no último ano. Segundo levantamento realizado pelo Canal Solar, com base nos dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a potência instalada de GD (geração distribuída) solar na região teve um crescimento de 179,69%.

A pesquisa apontou que em 2019 o estado encerrou com 57,37 MW de potência instalada, já em 2021 este número foi de 160,46 MW. Atualmente, a Bahia é o 10º estado com maior potência instalada, com 393 das 417 cidades já contando com pelo menos um sistema fotovoltaico instalado, representando 94,24% de todos os municípios brasileiros.

A capital do estado, Salvador, lidera o ranking das cidades baianas com maior potência instalada (12,68 MW), seguida de Barreiras (6,86 MW) e Camaçari (6,42 MW).

Para Felipe Cerqueira Pimenta da Cunha, superintendente da Amara-e, distribuidora de kits geradores fotovoltaicos, o estado possui um potencial enorme para a geração de energia por meio do Sol.

O executivo ainda destaca que este potencial do estado está atrelado a diversos fatores geográficos e socioeconômicos. “O estado conta grandes áreas disponíveis, com alta incidência da irradiação solar, composta de vastas planícies e com vegetações rasteiras, sendo as planícies atraentes para construção de usinas mantendo homogeneidade na instalação e a vegetação rasteira propicia a não formação de sombreamento para os módulos”, comenta Cunha.

“Quanto a questão sócio econômica, muitas das regiões propícias à implantação fotovoltaicas na Bahia, possuem baixo desenvolvimento econômico, tornando a energia solar um complemento a economias em regiões carentes”, conclui o executivo.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Diretora de jornalismo do Canal Solar. Formada pela PUC-Campinas, com experiência em reportagem diária, produção de conteúdo, edição e roteirização de podcasts.

Comentar