• qua, 22 outubro, 2025
Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify
  • GC Solar: 17,95 GW
  • GD Solar: 41,3 GW
  • Módulos TOPCon: US$ 0,088/W
  • Células P-Type: US$ 0,034/W
  • Células N-Type: US$ 0,032/W
  • Módulos HJT: US$ 0,10/W
  • N-Type Wafer: US$ 0,128 /pç
  • Polissilício: US$ 19,00 /kg
  • GC Solar: 17,95 GW
  • GD Solar: 41,3 GW
  • Módulos TOPCon: US$ 0,088/W
  • Células P-Type: US$ 0,034/W
  • Células N-Type: US$ 0,032/W
  • Módulos HJT: US$ 0,10/W
  • N-Type Wafer: US$ 0,128 /pç
  • Polissilício: US$ 19,00 /kg
  • Anuncie aqui
  • Sobre nós
  • Expediente
logo site canal solar
  • Notícias
    • Armazenamento de energia
    • Mercado e Preços
    • Investimentos & Negócios
    • Política e Regulação
  • Artigos
    • Baterias
    • Estruturas fotovoltaicas
    • Inversores fotovoltaicos
    • Opinião
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Veículos Elétricos
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Armazenamento de energia
    • Mercado e Preços
    • Investimentos & Negócios
    • Política e Regulação
  • Artigos
    • Baterias
    • Estruturas fotovoltaicas
    • Inversores fotovoltaicos
    • Opinião
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Veículos Elétricos
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Brasil
    • Mundo
    • Tecnologia e Inovação
  • Artigos
    • Técnicos
    • Opinião
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Canal VE
  • Cursos
  • Notícias
    • Brasil
    • Mundo
    • Tecnologia e Inovação
  • Artigos
    • Técnicos
    • Opinião
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Canal VE
  • Cursos
logo site canal solar
Início / Notícias / Mercado Internacional / Preço das baterias de íon-lítio cai 89% em 2021

Preço das baterias de íon-lítio cai 89% em 2021

Pesquisa da BloombergNEF indica que as contínuas reduções de custos são um bom presságio para o futuro dos VEs
Acompanhe pelo Whatsapp
  • Foto de Mateus Badra Mateus Badra
  • 16 de dezembro de 2021, às 10:56
4 min 40 seg de leitura
16-12-21-canal-solar-Preço das baterias de íon-lítio cai 89% em 2021
Preço das baterias de íon-lítio caiu para US$ 132 / kWh em 2021. Foto: Envato Elements

Segundo pesquisa realizada pela BNEF (BloombergNEF), os preços das baterias de íon-lítio, que estavam acima de US$ 1.200 / kWh em 2010, caíram para US$ 132 / kWh em 2021, ou seja, uma redução de 89%.

Isso representa também uma queda de 6% em relação aos US$ 140 / kWh em 2020. As contínuas reduções de custos são um bom presságio para o futuro dos VEs (veículos elétricos), que dependem da tecnologia de íon de lítio, apontou o estudo.

No entanto, a BNEF relatou que o impacto do aumento dos preços das commodities e do aumento dos custos dos principais materiais, como eletrólitos, pressionou a indústria na segunda metade do ano.

Esses valores são uma média de vários usos finais de bateria, incluindo diferentes tipos de VEs, ônibus e projetos de armazenamento estacionário. Para pacotes de BEVs (carros elétricos com bateria) em particular, os preços eram de US$ 118 / kWh em uma base média ponderada por volume em 2021.

No nível de célula, os preços médios de BEVs eram de apenas US$ 97 / kWh. De acordo com a BloombergNEF, isso indica que, em média, as células representam 82% do preço total da embalagem.

Em uma base regional, os custos das baterias eram mais baratos na China, US$ 111 / kWh. Os pacotes nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, são 40% e 60% mais caros, respectivamente. Isso reflete, na visão da BNEF, a relativa imaturidade desses mercados, a diversificada gama de aplicações e, para o limite superior da gama, baixo volume e pedidos sob medida.

Leia mais: Preço da bateria de lítio deve cair 68% até 2050

Mais dados

O relatório ainda mostra que os preços das baterias de íon-lítio continuaram caindo em 2021 à medida que a adoção da química catódica de baixo custo, conhecida como fosfato de ferro-lítio (LFP), aumentou e o uso de cobalto em cátodos à base de níquel continuou a diminuir. Em média, as células LFP eram quase 30% mais baratas do que as células NMC (níquel-cobalto-manganês) em 2021.

Porém, mesmo produtos químicos de baixo custo como o LFP, que está particularmente exposto aos preços do carbonato de lítio, sentiram a “mordida” dos custos crescentes em toda a cadeia de abastecimento. Desde setembro, os produtores chineses aumentaram os preços LFP entre 10-20%.

Com base em tendências históricas, a BNEF prevê que em 2024 os preços médios das embalagens deverão ser inferiores a US$ 100 / kWh. É em torno deste ponto de preço que os fabricantes de automóveis devem ser capazes de produzir e vender VEs para o mercado de massa ao mesmo preço (e com a mesma margem) como veículos de combustão interna comparáveis ​​em alguns mercados.

Entretanto, a BloombergNEF afirmou que os valores mais altos das matérias-primas significam que, no curto prazo, os preços médios das embalagens podem subir para US$ 135 / kWh em 2022 em termos nominais. Na ausência de outras melhorias que possam mitigar esse impacto, isso pode significar que o ponto em que os preços caem abaixo de US$ 100 / kWh pode ser adiado em dois anos.

Consequentemente, nas projeções da empresa, isso afetaria a acessibilidade do veículo elétrico ou as margens dos fabricantes e poderia prejudicar a economia dos projetos de armazenamento de energia.

“Embora os preços das baterias de íon-lítio tenham caído de modo geral em 2021, na segunda metade do ano os valores aumentaram. Estimamos que, em média, o preço de uma célula NMC (811) seja US$ 10 / kWh mais alto no quarto trimestre do que nos primeiros três meses do ano, com preços agora fechando em US$ 110 / kWh”, disse James Frith, chefe de pesquisa de armazenamento de energia da BNEF e principal autor do relatório.

“Isso cria um ambiente difícil para os fabricantes de automóveis, especialmente aqueles na Europa, que precisam aumentar as vendas de VEs para atender aos padrões de emissões médios da frota. Essas montadoras podem agora ter que fazer uma escolha entre reduzir suas margens ou repassar custos, sob o risco de adiar a compra de um VE”, completou.

Para Kwasi Ampofo, chefe de metais e mineração da BloombergNEF, os preços do lítio aumentaram substancialmente este ano como resultado de restrições nas cadeias de fornecimento globais, aumento da demanda na China e Europa e as recentes restrições à produção no país asiático.

“O caminho para alcançar US$ 100 / kWh é claro, embora o momento agora pareça mais incerto. Em 2021, uma onda de fabricantes de automóveis lançou roteiros de tecnologia de bateria delineando como os preços podem ser reduzidos abaixo de US$ 100 / kWh. Empresas como a Renault e a Ford anunciaram publicamente metas de US$ 80 / kWh até 2030”, relatou.

Conclusão

A pesquisa da BNEF concluiu que o investimento contínuo em P&D, com a expansão da capacidade em toda a cadeia de abastecimento, ajudará a melhorar a tecnologia de baterias e reduzir os custos na próxima década.

A BloombergNEF espera que as tecnologias de próxima geração, como silício e ânodos de metal de lítio, eletrólitos de estado sólido e novos materiais catódicos e processos de fabricação de células, desempenhem um papel importante na viabilização dessas reduções de preço.

Leia mais: Como adaptar um sistema fotovoltaico existente para o uso com baterias

bateria de íon-lítio BNEF custos Mercado fotovoltaico em 2021
Foto de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.
AnteriorAnterior
PróximoPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Fontes renováveis devem mais que dobrar até 2030, aponta relatório da IEA

Bluesun expande portfólio de produtos para o mercado solar nacional

Bluesun expande portfólio de produtos para o mercado solar nacional

Mais Notícias

Ver Mais
SENAI PE lança parque de inovação com foco em bateria de lítio e hidrogênio sustentável
  • 20 de outubro, 2025
Foto de Antonio Carlos Sil
Antonio Carlos Sil

SENAI PE lança parque de inovação em baterias e hidrogênio sustentável

CANAL SOLAR - ZNShine Solar mantém selo Tier 1 da BNEF desde 2013
  • 6 de junho, 2025
Foto de Mateus Badra
Mateus Badra

ZNShine Solar mantém selo Tier 1 da BNEF desde 2013

BBVA se une à BNEF para reforçar expertise em tecnologia limpa
  • 25 de março, 2025
Foto de Mateus Badra
Mateus Badra

BBVA se une à BNEF para reforçar expertise em tecnologia limpa

É um canal de notícias e informações sobre o setor de energia solar fotovoltaica. O conteúdo do canal é protegido pela lei de direitos autorais. É proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio.

Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify

Mapa do Site

Categorias

  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Guia do Consumidor
  • Colunistas
  • Projetos
  • Brasil
  • Mundo
  • Artigos Técnicos
  • Artigos de Opinião
  • Artigos do Fabricante
  • Setor Elétrico
  • Licitações
  • Produtos

Canais

  • Sobre Nós
  • Contato
  • Trabalhe conosco
  • Privacidade
  • Expediente
  • Anuncie aqui

Associação e certificações

Copyright © 2025 Canal Solar, todos os direitos reservados. CNPJ: 29.768.006/0001-95 Endereço: Edificio José Maurício – Av. Mackenzie, 1835 – Andar 3, – Vila Brandina, Campinas – SP, 13092-523

Nós usamos cookies para tornar sua experiência neste site melhor Saiba mais sobre os cookies que utilizamos ou desligue nas suas .

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Canal Solar
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

Cookies para terceiros

This website uses Google Analytics to collect anonymous information such as the number of visitors to the site, and the most popular pages.

Keeping this cookie enabled helps us to improve our website.