Profissionais de engenharia, agronomia, geociências, tecnologia e design de interiores de todo o Brasil agora podem obter, de forma automatizada, a permissão para atuar em São Paulo. A iniciativa faz parte do Registro Único, projeto do Sistema Confea/Crea e Mútua que unifica o cadastro profissional em nível nacional. Antes de chegar a São Paulo, o sistema já havia sido implementado em Goiás.
“Até o dia 27 de fevereiro, quando a solicitação era feita, levava de 5 a 10 dias para que a emissão do visto fosse concluída. Com a implantação do Registro Único no Crea-SP, o serviço passa a ser realizado em minutos”, explica Marcelo Pessoa, superintendente de Tecnologia e Inovação da autarquia.
O Crea-SP reforça que, para garantir a eficiência do procedimento, é fundamental que o registro esteja ativo e regular, além de manter os dados cadastrais atualizados no sistema.
“Entendemos que, dessa forma, ao facilitar o exercício legal das profissões, contribuímos diretamente para a formalização do mercado, criando oportunidades justas de atuação”, afirma a engenheira Lígia Mackey, presidente do Crea-SP.
Depois de registrado no Conselho paulista, o profissional pode emitir ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica) e ter acesso aos demais serviços e benefícios que a autarquia oferece, como acesso à plataforma Crea-SP Capacita, ao Clube de Vantagens, ao Banco de Talentos e mais.
“Se, por algum motivo, o profissional encontrar uma dificuldade por não cumprir essas condições, o visto dele passará pelo procedimento convencional, ficando sujeito à análise convencional antes de ser autorizado”, esclarece Pessoa.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.