Projeto Comunidade Solar tem 1ª fase concluída no ES

Projeto de instalação solar promete reduzir custos de energia na comunidade de Jabaeté
2 minuto(s) de leitura
Projeto Comunidade Solar tem 1ª fase concluída no ES
Evento de conclusão da primeira fase do projeto em Jabaeté, Vila Velha (ES). Foto: EDP/Divulgação

Apesar de 99,8% do território brasileiro ter cobertura elétrica – segundo dados da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) – muitas famílias em situação de vulnerabilidade sofrem com o fornecimento inadequado e com altos custos, gerando dificuldades para pagar a conta de luz.

É neste cenário que o projeto Comunidade Solar no bairro Jabaeté, em Vila Velha (ES), concluiu sua primeira fase. O empreendimento deve trazer redução de 50% nos custos de energia elétrica para a comunidade. 

A iniciativa da EDP, em parceria a Revolusolar, busca promover inclusão de energia renovável em sete locais da comunidade com instalação de placas solares no Projeto Tons de Amoras, no Instituto GG5, na Associação de Nova Jabaeté e totens de energia solar para carregamento de dispositivos eletrônicos em áreas públicas.

Os sistemas fotovoltaicos instalados, correspondem a um potencial de 15 kWp, com economia média mensal de R$ 450,49 por instituição. Além dos seis totens de energia solar e baterias, com potência de 600 W, de uso coletivo e gratuito para carregamento de celulares e acesso à internet.

Além da entrega das soluções fotovoltaicas, foram ofertadas 20 vagas para o curso de nível técnico de elétrica predial e instalação de energia solar. Ao total, 15 moradores foram certificados pela conclusão do curso de capacitação profissional em Manutenção e Instalação de Sistemas Fotovoltaicos, oferecido em parceria com o Senai.

“Queremos liderar uma transição energética justa e estamos focados em realizar iniciativas que contribuam significativamente para o desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes. O Comunidade Solar amplia o acesso à energia renovável e gera oportunidades de atuação profissional para os moradores de Jabaeté”, comentou Marcela de Almeida, gestora do Instituto EDP.

Até 2025, novas fases do projeto Comunidade Solar serão implementadas, com a meta de expandir a energia solar para outras áreas de Jabaeté.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Emily Castro
Emily Castro
Graduanda em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui experiência na produção de matérias para portais jornalísticos, rádio e podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal