10 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,46GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,0W

Projeto de Sistemas FV com PVSyst e SOLERGO

Autor: 20 de maio de 2019Cursos
Projeto de Sistemas FV com PVSyst e SOLERGO

Conteúdo abordado

  • Modelagem tridimensional de plantas fotovoltaicas em computadores com os softwares PVSyst e SOLERGO.
  • Uso de softwares para o projeto e dimensionamento de sistemas fotovoltaicos (desde sistemas de micro e mini-geração até usinas solares).
  • Análise de sombreamento de sistemas fotovoltaicos em usinas solares e telhados, considerando a proximidade entre módulos e a inclinação, o horizonte, obstáculos próximos (prédios, torres, vegetação, etc) e geometria do telhado.
  • Exercícios de simulação e estudos de caso de usinas solares e sistemas de micro-geração (até 100 kW) e mini-geração (até 5 MW).
  • Características técnicas dos componentes de um sistema solar fotovoltaico.
  • Especificação e dimensionamento de componentes de um sistema fotovoltaico (usinas solares e micro e mini-sistemas de geração distribuída).
  • Estudo de posicionamento de módulos e arranjos fotovoltaicos em usinas solares e sistemas de geração distribuída. Análise de sistemas fixos e com rastreamento.
  • Simulação computacional de sistemas fotovoltaicos com software e cálculo de energia elétrica, FC (fator de capacidade) e PR (taxa de desempenho) a partir de bases climáticas.
  • Verificação do projeto e validação dos componentes com uso de software.
  • Geração de relatórios de desempenho e análise das principais causas de perdas nos sistemas fotovoltaicos
  • Análise de resolução nº 482 da ANEEL, funcionamento do sistema de compensação de créditos e requisitos para solicitação de acesso à rede de distribuição.
  • Comentários sobre as normas ABNT NBR sobre sistemas fotovoltaicos conectados à rede.
  • Análise do retorno financeiro do sistema conectado à rede elétrica.
  • Diagrama uniforme, relatórios e formulários automáticos para envio do projeto.

Carga horária

16 horas de aulas (2 dias) com exposição de teoria e exercícios de projeto com o software PVSyst e SOLERGO.

Público alvo

Este é um curso avançado de projeto de sistemas fotovoltaicos destinado a profissionais de engenharia, técnicos ou profissionais de outras áreas que possuem conhecimentos básicos de eletricidade e sistemas fotovoltaicos. O curso destina-se a profissionais de grandes empresas, vinculados ao projeto e implantação de usinas solares, como profissionais vinculados ao projeto de instalação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede de qualquer tamanho (micro e mini-sistemas de geração).

Material didático

  • Apostila do curso – incluídos nos índices de inscrição e os alunos durante o curso.
  • O aluno pode trazer um notebook com o sistema operacional Windows e um mouse. Alunos que usam computadores Mac devem instalar o software VirtualBox, disponível neste link. (Em caso de dúvida, favor entrar em contato com nossa equipe antes do curso pelo e-mail [email protected]  ou nos telefones mostrados no final desta página.
  • O aluno deve trazer o software PVSyst instalado no seu computador. Uma versão de demonstração do PVSyst pode ser exibida no site do fabricante: www.pvsyst.com . Nota: Este é um software fornecido por terceiros e não possui relação comercial com o PVSyst.
  • É recomendável trazer um caderno para anotações e um pendrive.

Organizador do curso

Bruno Henrique Kikumoto de Paula, professor e empreendedor. Engenheiro Eletricista – UDESC – Santa Catarina, Mestrado em Engenharia Elétrica – UNICAMP, Especialista em gerenciamento de projetos. Engenheiro Eletricista com mais de 10 anos de experiência na indústria de eletroeletrônicos e prestação de serviços técnicos, atuando em multinacionais no Brasil e nos Estados Unidos. Atuação na área de projetos de sistemas fotovoltaicos de mini e microgeração distribuída. Utilização de softwares de projetos como o PVSyst e o Helioscope. Realização de cálculo de payback e indicadores financeiros. Responsável pela comissão e certificação de qualidade das usinas solares fotovoltaicas de João Pinheiro I (1 MW) e COGE AES Tietê (117 kW), entre outras. Instrutor da UNICAMP em cursos na área de tecnologia solar fotovoltaica, abordando aspectos técnicos, financeiros e de gestão. Engenheiro consultor em processos de criação de empresas para o Ambiente de Contratação Livre de Energia Elétrica (ACL). Conhecimento avançado da estrutura do sistema elétrico brasileiro e seus agentes. Vivência no Mercado Livre de energia elétrica. Atuação como gerente de projetos, com forte interação com áreas funcionais diversas, como fabricação, qualidade, suprimentos, fornecedores, marketing, vendas e pós-vendas, liderando projetos desde a produção até massa em produção. Gerenciou e foi responsável direto por projetos que totalizam mais de 100 milhões de dólares no Brasil e nos Estados Unidos. Liderança de tempos multiculturais e multifuncionais atuando em diversas partes do globo, de maneira local e remota. Experiência internacional incluindo residência nos EUA por 2 anos. Palestrante no Fórum Energia Solar Fotovoltaica da UNICAMP sobre comissionamento de usinas solares. Lidera uma iniciativa brasileira na área de comissionamento de usinas e sistemas solares, com diversos comissionamentos já executados.

Certificado

Todo participante recebe um certificado oficial do Canal Solar, incluindo o nome do aluno, o título do curso, a carga horária, os dados de execução e a assinatura do professor responsável.

O que está incluído na inscrição

  • Dois dias de aulas com professores especialistas em energia solar fotovoltaica
  • Atividades de projeto em simulação em computador
  • Cafés (manhã e tarde)
  • Material apostilado
  • Certificado de presença
  • Oferecemos descontos para grupos. Para mais informações fale conosco pelo email [email protected] 

Inscrever-se

Informações e contato

{loadmoduleid 315}

Canal Solar

Canal Solar

Equipe de Engenharia do Canal Solar

Um comentário

  • Vinicius Guilherme disse:

    Boa tarde!

    Estou a procura de um fornecedor do software PVSyst no Brasil. Vocês poderiam me indicar alguns? E quanto custa o curso de PVSyst?

    att,

    Vinicius Guilherme

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.