O Projeto Piraquê, um dos maiores empreendimentos greenfield do setor de transmissão brasileiro, atingiu 40% das obras finalizadas e segue em ritmo acelerado de construção para permitir o escoamento de 17,6 GW de energia renovável.
O projeto tem sua energização prevista para setembro de 2027, conforme o cronograma da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). O projeto está sendo executado pela Isa Energia Brasil nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, com um investimento de R$ 3,7 bilhões.
Ao todo, o empreendimento prevê a construção de oito linhas de transmissão, sendo sete de 500 kV e uma de 345 kV, totalizando 947 km de extensão. Além disso, inclui a construção de duas novas subestações (Janaúba 6 e Capelinha 3) e a ampliação de outras seis já existentes, com um total de 2.250 MVA de potência.
O empreendimento já mobiliza 3 mil trabalhadores na sua execução, número que deve chegar a mais de 7 mil empregos diretos e indiretos criados ao longo das obras – que, nesta segunda-feira (10), recebeu a visita do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, como parte de sua agenda Circuito Solar realizada no Estado de Minas Gerais.
Resumo do Projeto Piraquê:
- Localização: Minas Gerais e Espírito Santo;
- Capacidade de escoamento: 17,6 GW de energia renovável;
- Extensão: 947 km de linhas de transmissão;
- Subestações: construção de duas novas e ampliação de outras seis;
- Investimento: R$ 3,7 bilhões;
- Empregos gerados: 7.307 (3 mil atualmente mobilizados);
- Previsão de energização: setembro de 2027.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.