Com forte atuação internacional e reconhecida como uma das referências em segurança para sistemas fotovoltaicos, a Projoy Electric destacou que está pronta para expandir sua presença no Brasil, trazendo ao mercado nacional sua expertise em rapid shutdown e uma linha completa de soluções de proteção.
A empresa, que possui participação expressiva na Europa e Ásia, aposta em tecnologia própria e suporte técnico local para conquistar espaço entre integradores e distribuidores brasileiros.
De acordo com a companhia, a meta para 2025 é consolidar a atuação no país, alinhando inovação, segurança e acessibilidade para atender às demandas crescentes do setor solar.
Histórico global e compatibilidade ampla
Segundo Marcelo Aurélio dos Santos, diretor de Vendas no Brasil da Projoy Electric, mesmo antes da empresa estar oficialmente no Brasil, os produtos já chegavam no país por meio de fabricantes de inversores string, que utilizavam as chaves seccionadoras.
“Em 2019, iniciamos o fornecimento de chaves seccionadoras para os principais fabricantes nacionais de string box. Atualmente, a Projoy detém 80% do mercado interno chinês para chaves seccionadoras, utilizadas pelas principais marcas mundiais de inversores string e 85% do mercado de disjuntores DC para sistemas de armazenamento de energia”, disse.
O próximo passo, conforme ele, é consolidar no Brasil o carro-chefe global da companhia: o rapid shutdown, solução da fabricante totalmente compatível com a ABNT NBR 17193:2025. “Lá fora, esse é o nosso produto mais vendido. Na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos, o rapid shutdown já é um equipamento consolidado”.
“O que nos diferencia no Brasil é que estamos trazendo um produto já amadurecido, otimizado ao longo de anos e testado em diversos mercados”, ressaltou.
Glenda Chuva, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Projoy Electric, reforça: “Nossa experiência internacional, com mais de 110 GW instalados em soluções de rapid shutdown, nos dá uma base muito sólida”.
“Esse número representa mais que o dobro da capacidade fotovoltaica total instalada no Brasil. Somos especialistas em proteção para sistemas solares e isso se reflete no que oferecemos”, frisou.
Além do desempenho técnico, os executivos destacam a compatibilidade universal como grande diferencial. “Enquanto muitos concorrentes enfrentam problemas de compatibilidade com diversas marcas de inversores string, nossa tecnologia é totalmente compatível, imune a ruídos EMI (Interferência eletromagnética) e garante operação sem falhas”.
“Essa compatibilidade universal também significa que, ao final da vida útil do inversor, a substituição pode ser feita sem preocupações com a compatibilidade, economizando tempo e recursos”, explicou Elvis Cui, diretor de Vendas da Projoy na Ásia Pacífico/América/Oriente Médio.
O diretor de Vendas da empresa complementa: “Nossos produtos são independentes e transparentes para sistemas como AFCI e otimizadores, garantindo eficiência e segurança sem interferências”.
Portfólio completo e inovação contínua
Embora o dispositivo de desligamento rápido esteja no centro da estratégia, o portfólio da Projoy Electric vai além. A empresa também aposta forte na linha de otimizadores de potência, que se destacam pela eficiência , flexibilidade e rapid shutdown integrado.
“Estamos trazendo otimizadores de potência de última geração para o Brasil, com rapid shutdown embutido, garantindo segurança máxima em casos de emergência ou durante manutenções”, relatou Glenda.
“Nossos otimizadores maximizam a produção de energia de cada painel solar, com rastreamento individualizado do ponto de máxima potência (MPPT), otimizando o desempenho do sistema mesmo em condições adversas. Além disso, oferecemos modelos com diversas opções de potência e funcionalidades, proporcionando mais versatilidade e custo competitivo”, comentou.
Segundo Marcelo, o foco da Projoy é sempre entregar soluções de alta qualidade e com custo acessível e competitivo para o mercado nacional – respaldadas por uma equipe de desenvolvimento robusta. “Contamos com cerca de 50 profissionais dedicados exclusivamente à inovação, garantindo que nossos produtos atendam às demandas mais exigentes do mercado”.
Expansão e investimentos no Brasil
Para sustentar esse avanço no mercado brasileiro, a Projoy está estruturando uma operação local robusta. “Vamos oferecer suporte técnico direto no Brasil, com uma equipe preparada para atender tanto distribuidores quanto instaladores. Não vamos depender da fábrica na China para isso”, afirmou o executivo.
Os investimentos são expressivos: a companhia está ampliando suas instalações globais, com uma nova fábrica e escritórios totalizando 33 mil metros quadrados e um investimento inicial de cerca de R$ 200 milhões.
Globalmente, a Projoy já atende a cerca de 80% do mercado de fabricantes de inversores string na Ásia e exporta para mais de 60 países, incluindo presença na América Latina – com distribuidores na Colômbia, Argentina, Chile e México.
No Brasil, a expectativa é clara: “2025 será um ano de consolidação para a Projoy”, projetou Glenda. “Com a demanda crescente por rapid shutdown, impulsionada pela norma ABNT NBR 17193:2025, e o nosso foco em promover a segurança em sistemas fotovoltaicos, vamos nos estabelecer como referência no mercado brasileiro”.
“Acreditamos que a segurança é fundamental, e estamos comprometidos em fornecer soluções que garantam a proteção de pessoas e patrimônios, marcando um novo capítulo para a Projoy no Brasil”, acrescentou.
Segurança como prioridade
Para os especialistas da Projoy, um ponto central da discussão sobre rapid shutdown no Brasil é a conscientização sobre a importância da segurança nas instalações. “O mercado brasileiro, muitas vezes, busca reduzir custos a qualquer preço, mas nesse caso é fundamental priorizar qualidade”, alertou Marcelo.
“O rapid shutdown não é apenas mais um componente, se mal desenvolvido ou instalado, ele pode ser a causa de sérios problemas, como superaquecimentos e incêndios”, apontou.
Glenda reforça que a Projoy aposta em um diferencial que vai além do produto: a credibilidade construída ao longo dos anos. “Nós não somos uma empresa que copia soluções. Nosso DNA é desenvolvimento próprio e proteção, principalmente para sistemas fotovoltaicos. Essa é a nossa essência”, concluiu.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.