• ter, 7 abril, 2026
Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify
  • GC Solar: 22,31 GW
  • GD Solar: 46,07 GW
  • Anuncie aqui
  • Sobre nós
  • Expediente
logo site canal solar
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos Elétricos
  • Artigos
    • Artigo de Opinião
    • Artigo do Fabricante
    • Artigo Técnico
  • Latam
  • Baterias
  • Blog
  • Empresas de energia solar
    • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos Elétricos
  • Artigos
    • Artigo de Opinião
    • Artigo do Fabricante
    • Artigo Técnico
  • Latam
  • Baterias
  • Blog
  • Empresas de energia solar
    • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos elétricos
  • Artigos
    • Opinião
    • Técnicos
    • Artigos do Fabricante
  • Latam
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Cursos
  • Mercado Internacional
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos elétricos
  • Artigos
    • Opinião
    • Técnicos
    • Artigos do Fabricante
  • Latam
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Cursos
  • Mercado Internacional
logo site canal solar
Início / Artigos / Artigo Técnico / Proteção contra surtos em sistemas fotovoltaicos: segurança, normas e preservação do investimento

Proteção contra surtos em sistemas fotovoltaicos: segurança, normas e preservação do investimento

Felizmente, existe um dispositivo simples e eficaz para prevenir esses danos: o DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos)
Acompanhe pelo Whatsapp
  • Foto de Eliane Candido Eliane Candido
  • 8 de abril de 2025, às 15:10
4 min 19 seg de leitura
Proteção contra surtos em sistemas fotovoltaicos: segurança, normas e preservação do investimento
Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Os surtos elétricos são picos súbitos de tensão que danificam gravemente os equipamentos de um sistema fotovoltaico. Essas sobretensões transitórias ocorrem principalmente por descargas atmosféricas (raios) e por manobras na rede elétrica – por exemplo, chaveamentos e oscilações bruscas de carga.

Um raio que atinja (direta ou indiretamente) a rede próxima ou a estrutura dos painéis solares induz tensões altíssimas nos cabos. Da mesma forma, oscilações e chaveamentos na rede pública geram picos de tensão menores, porém ainda capazes de queimar componentes eletrônicos sensíveis.

O coração do sistema, que converte corrente contínua (CC) dos painéis em corrente alternada (CA) para a rede, é especialmente vulnerável a surtos. Uma única sobretensão frita os circuitos internos do inversor ou reduzir drasticamente sua vida útil. Painéis solares, controladores de carga e outros equipamentos também estão em risco. Os efeitos vão desde a queima de fusíveis até danos irreversíveis em placas eletrônicas, causando paradas no sistema e prejuízos financeiros.

Felizmente, existe um dispositivo simples e eficaz para prevenir esses danos: o DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos). O DPS atua como uma válvula de alívio e em condições normais ele fica inativo, mas quando detecta um pico de tensão, ele entra em condução e desvia a sobretensão para a terra (aterramento), impedindo que a energia excessiva chegue aos equipamentos do sistema.

Em outras palavras, os equipamentos contra picos de energia, sejam eles causados por raios ou por oscilações na rede elétrica. Assim que o surto passa, o DPS volta ao estado de espera (circuito aberto). Essa ação rápida salva seu inversor e demais aparelhos de um choque elétrico potencialmente catastrófico. Em síntese, a proteção contra surtos é tão importante quanto os disjuntores ou outros itens de segurança: ela preserva a integridade do sistema fotovoltaico diante de eventos imprevisíveis.

Proteção no lado CC e no lado CA: DPS em toda a extensão do sistema

Conformidade com a Resolução 1.000/2021 e normas de segurança

Além de ser uma medida de bom senso para proteger seu investimento, usar DPS em sistemas fotovoltaicos é uma questão de conformidade normativa e obrigação de segurança. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), por meio da Resolução Normativa nº 1.000/2021, consolidou os direitos e deveres referentes às instalações elétricas dos consumidores.

Essa normativa exige que as usinas solares conectadas à rede sigam os padrões técnicos e de segurança vigentes, garantindo a integridade da instalação e a segurança das pessoas, que incluem diversos componentes elétricos expostos (painéis, estruturas metálicas, cabeamento extenso), o que as enquadra nas categorias de maior risco de sobretensão por raios segundo as normas brasileiras, como a classificação AQ3 da NBR 5410, norma de referência para instalações de baixa tensão, determina a obrigatoriedade de dispositivos contra surtos em circuitos sujeitos a raios (categorias de risco AQ2 e AQ3), que devem ser protegidos por ou equivalente. Ou seja, a proteção contra sobretensões não é apenas recomendada, mas obrigatória em cenários de risco como o de sistemas fotovoltaicos a céu aberto.

Do ponto de vista regulatório, o descumprimento dessas exigências traz consequências sérias. A Resolução 1.000/2021 faculta às distribuidoras inspecionar as instalações e punir irregularidades que coloquem em perigo a segurança. Se for constatada alguma deficiência técnica ou de segurança na instalação do consumidor que represente risco iminente de danos a pessoas, bens ou ao sistema elétrico, a distribuidora pode suspender imediatamente o fornecimento de energia para aquele sistema.

Em outras palavras, uma instalação fotovoltaica sem as devidas proteções (como DPS nos locais necessários) é considerada irregular a ponto de sofrer desligamento emergencial. Mesmo quando o problema não configura risco imediato, o consumidor/integrador é notificado a corrigir a falha; se não o fizer no prazo estabelecido, a distribuidora pode interromper o fornecimento como penalidade por não conformidade.

Ninguém quer investir em um sistema solar para, na hora da vistoria ou em uma eventual fiscalização, ter a operação suspensa por falta de um item de segurança obrigatório. Portanto, atender às normas – incluindo a instalação de DPS conforme exigido – evita multas, retrabalhos, interrupções forçadas e dores de cabeça legais, além de, claro, garantir a segurança do ponto de conexão com a rede pública.

Em resumo, estar em conformidade com a Resolução 1000/2021 e com as normas técnicas (como NBR 5410 e NBR 5419 de proteção contra descargas atmosféricas) significa proteger vidas e patrimônios, e resguardar seu projeto solar de penalidades e responsabilidades civis. Integradores e engenheiros responsáveis técnicos (RTs) devem estar atentos: a não instalação de dispositivos de proteção adequados é vista como negligência profissional e resultar em sansões, caso algum incidente ocorra. Segurança nunca é opcional – é um pré-requisito regulamentar e ético em qualquer sistema de geração distribuída.

As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.

ABNT NBR 5410 descargas atmosféricas DPS incêndio em sistemas fotovoltaicos
Foto de Eliane Candido
Eliane Candido
Engenheira eletrônica e de telecomunicações, graduada pela PUC-MG, com MBA Executivo em Gestão Comercial pela FGV. Atua como Diretora Comercial da CLAMPER, com ampla experiência no setor elétrico e foco em soluções para proteção de sistemas fotovoltaicos e eletrônicos.
AnteriorAnterior
PróximoPróximo

Uma resposta

  1. Hilton Ferreira Magalhães disse:
    13 de abril de 2025 às 10:31

    Prezados, quero aqui registrar que a omissão de equipamentos adequados de coordenação e proteção de um sistema elétrico, seja qual for é um erro grave e que compromete uma, empresa, integrador e engenheiro. Uma vez que o sistema é implantado e aprovado pela concessionária, lembremos que está responde solidariamente por acidente. Professor, engenheiro, mestre em ciências de engenharia elétrica, projetista em geração fotovoltaica, eficiência energética e estação de carregamento de veículos elétricos, inclusive, com carpot solar.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

ESG na Energia Solar Fotovoltaica Brasileira: Governança, Regulação e Engenharia de Projetos

ESG na energia solar fotovoltaica brasileira: governança, regulação e engenharia de projetos

Canal Solar - Análise financeira de sistemas FV+ BESS para redução do uso de diesel em sistemas isolados

Análise financeira de sistemas FV+ BESS para redução de diesel em sistemas isolados

Mais Notícias

Ver Mais
Canal Solar - Governador do Piauí propõe mudanças em lei federal sobre energia solar

Governador do Piauí quer alterar regras da GD na Lei 14.300

Canal Solar - AXIA e GIZ firmam parceria para produzir aço verde com hidrogênio

AXIA e GIZ firmam parceria para produzir aço verde com hidrogênio

Canal Solar - Fraunhofer anuncia inversor de média tensão de 3.000 V

Instituto Fraunhofer anuncia inversor de média tensão de 3.000 V

É um canal de notícias e informações sobre o setor de energia solar fotovoltaica. O conteúdo do canal é protegido pela lei de direitos autorais. É proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio.

Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify

Mapa do Site

Categorias

  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Guia do Consumidor
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Projetos
  • Revista
  • Veículos Elétricos

Canais

  • Sobre Nós
  • Contato
  • Privacidade
  • Política de Qualidade
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente
  • Anuncie aqui

Associação e certificações

Copyright © 2026 Canal Solar, todos os direitos reservados. CNPJ: 29.768.006/0001-95 Endereço: Edificio José Maurício – Av. Mackenzie, 1835 – Andar 3, – Vila Brandina, Campinas – SP, 13092-523
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da revista canal solar