As fortes chuvas desta segunda-feira (22) provocaram interrupção no fornecimento de energia para aproximadamente 900 mil clientes da Enel no Grande ABC e na zona sul da capital paulista.
Em publicação no X, a concessionária informou que os municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema, além de bairros como Jabaquara, Vila Mariana e Ipiranga, estão entre as áreas mais atingidas.
Segundo a Enel, a falha registrada no período da manhã decorreu de um desligamento em subestação da transmissora Isa Energia Brasil. A empresa também relatou queda de árvores e galhos sobre a rede elétrica em diversos pontos da Região Metropolitana, o que ampliou os danos.
Cidades do interior registraram ventos fortes ao longo do dia. De acordo com a Agência Brasil, as rajadas chegaram a 92 km/h em Ourinhos, 86 km/h em Bragança Paulista e 72 km/h em São Miguel Arcanjo.
O Corpo de Bombeiros contabilizou, entre a manhã e o início da tarde, 284 chamados para queda de árvores, oito ocorrências de desabamentos e 13 registros de enchentes em todo o Estado.
Falta de energia na Região Metropolitana de Campinas
Em Campinas, o atendimento ao público no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Anhumas foi suspens por falta de energia elétrica na unidade, em decorrência das chuvas que atingiram a cidade. Não há previsão informada de retomada.
Já na cidade de Vinhedo, a queda de energia elétrica interrompeu a operação das Estações de Tratamento de Água ETA 1 e ETA 2 em Vinhedo (SP), segundo a Sanebavi. A paralisação pode afetar os níveis dos reservatórios e o abastecimento de água em 62 bairros da cidade.
“A concessionária responsável, CPFL, já foi acionada com pedido de prioridade no restabelecimento, por se tratar de serviço essencial. A Sanebavi aguarda a normalização do fornecimento de energia o mais rápido possível”, informou a companhia.
As cidades de Paulínia e Socorro também tiveram seu serviço de fornecimento de água afetado devido à interrupção no fornecimento de energia, segundo a Sabesp.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.