Quatro milhões de famílias já recebem créditos da MMGD no Brasil

Dados da ANEEL apontam que São Paulo liderou a expansão do segmento no primeiro semestre, com 576,50 MW adicionados
Canal Solar - Quatro milhões de famílias já recebem créditos da MMGD no Brasil
Foto: Henrique Hein/Canal Solar

O número de consumidores brasileiros beneficiados com créditos provenientes de sistemas de MMGD (micro e minigeração distribuída) ultrapassou a marca de 6,5 milhões em junho, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (17) pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

Desse total, cerca de 4 milhões são consumidores residenciais. Ao todo, esses usuários compartilham os créditos gerados por 3,71 milhões de sistemas fotovoltaicos conectados à rede de distribuição, que somam potência instalada próxima de 41,5 GW.

Somente no primeiro semestre de 2025, mais de 806 mil novos consumidores passaram a receber créditos na conta de luz. Entre janeiro e junho, foram instalados 452 mil sistemas de MMGD, adicionando 4,6 GW à capacidade de GD (geração distribuída) no país.

Entre os estados, São Paulo liderou a expansão no período, com 576,50 MW adicionados. Em seguida, aparecem Minas Gerais, com 413,07 MW, e Mato Grosso, com 384,33 MW. 

A ANEEL destacou que todas as informações fornecidas para a reportagem foram coletadas até as 13h45 do dia 14 de julho. Os dados são atualizados em tempo real na base da Agência, com base nas informações repassadas pelas distribuidoras de energia elétrica.

Foto: ANEEL/Divulgação 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.