O número de consumidores brasileiros beneficiados com créditos provenientes de sistemas de MMGD (micro e minigeração distribuída) ultrapassou a marca de 6,5 milhões em junho, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (17) pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Desse total, cerca de 4 milhões são consumidores residenciais. Ao todo, esses usuários compartilham os créditos gerados por 3,71 milhões de sistemas fotovoltaicos conectados à rede de distribuição, que somam potência instalada próxima de 41,5 GW.
Somente no primeiro semestre de 2025, mais de 806 mil novos consumidores passaram a receber créditos na conta de luz. Entre janeiro e junho, foram instalados 452 mil sistemas de MMGD, adicionando 4,6 GW à capacidade de GD (geração distribuída) no país.
Entre os estados, São Paulo liderou a expansão no período, com 576,50 MW adicionados. Em seguida, aparecem Minas Gerais, com 413,07 MW, e Mato Grosso, com 384,33 MW.
A ANEEL destacou que todas as informações fornecidas para a reportagem foram coletadas até as 13h45 do dia 14 de julho. Os dados são atualizados em tempo real na base da Agência, com base nas informações repassadas pelas distribuidoras de energia elétrica.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.