A Raízen anunciou nesta quinta-feira (25) a venda de 55 usinas de GD (geração distribuída), em uma movimentação estratégica que visa otimizar o portfólio de ativos e fortalecer a estrutura de capital da companhia.
O negócio deve gerar cerca de R$ 600 milhões em receitas, com repasses realizados conforme as transferências forem concluídas — o que está previsto até março de 2026. Das usinas comercializadas, 44 foram adquiridas pela Thopen Energia e outras 11 pelo Grupo Gera, totalizando uma capacidade instalada de até 142 MWp.
A alienação marca o encerramento da joint venture com o Grupo Gera, criada para desenvolver projetos de GD e soluções tecnológicas para gestão e consumo de energia elétrica.
Segundo a Raízen, a transação está em linha com a estratégia de priorizar seus negócios principais — como produção de açúcar, etanol e distribuição de combustíveis — além de reduzir o endividamento da companhia, que superou os R$ 30 bilhões ao final da safra de 2024/25.
Mercado aquecido
A operação ocorre em um cenário de consolidação da geração distribuída no Brasil. Embora o mercado ainda seja bastante pulverizado, o número de transações envolvendo usinas solares tem crescido de forma acelerada.
Um levantamento da consultoria Greener aponta um salto de 90 para 125 ativos negociados no primeiro semestre de 2025, um aumento de quase 40% em relação ao mesmo período do ano passado.
A transação das usinas também reflete um movimento mais amplo do setor: com o avanço da capacidade instalada — que já ultrapassa os 40 GW em sistemas de GD — o mercado para projetos greenfield começa a dar sinais de saturação, enquanto plataformas apoiadas por grandes fundos, como Brasol (com BlackRock e Siemens) e Élis Energia (do Pátria Investimentos), seguem consolidando ativos já em operação.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.