Ranking de fabricantes de células de baterias de lítio no 1º trimestre de 2024

Após forte crescimento no final de 2023, o mercado ajustou-se no começo deste ano
2 minuto(s) de leitura
Fabricantes de baterias enviam 38,8 GWh no primeiro trimestre
Os cinco principais fabricantes em termos de envio de baterias foram CATL, EVE Energy, REPT BATTERO, BYD e Hithium. Imagem: Divulgação/Isa Cteep

No primeiro trimestre deste ano, a indústria enviou 38,82 GWh de células de armazenamento de energia, com projetos de geração centralizada e de C&I (Comércio e Indústria) representando 89,5% desse total. 

Projetos de pequena escala somaram 4,07 GWh, conforme o banco de dados da cadeia de suprimentos de baterias de íons de lítio da InfoLink.

Os cinco principais fabricantes em termos de envio de baterias foram CATL, EVE Energy, REPT BATTERO, BYD e Hithium. 

Esses fabricantes, junto com CALB e AESC, também apresentaram crescimentos significativos, garantindo uma participação de mercado combinada de 19,6%, um aumento de 15,3%. Em contrapartida, a Samsung SDI e a LG registraram leves quedas, acumulando apenas 6,3% de participação de mercado.

Os dez principais fabricantes de baterias no primeiro trimestre de 2024, segundo o InfoLink

De acordo com a InfoLink, os dez principais fabricantes de baterias no primeiro trimestre de 2024 foram mencionados. Nos projetos de utilidade pública e C&I de janeiro a março deste ano, os cinco principais fabricantes foram CATL, EVE Energy, REPT BATTERO, Hithium e BYD.

A CATL despachou mais de 13 GWh, enquanto os demais fabricantes enviaram entre 2 a 5 GWh. Nesse período, os setores de utilidade pública e C&I continuaram a crescer 10,3% em termos anuais.

A taxa de penetração de mercado dos produtos com capacidade superior a 300 Ah foi de 22% no primeiro trimestre, ainda distante dos 50% alcançados no quarto trimestre de 2023.

Nos projetos de pequena escala, os cinco principais fabricantes no primeiro trimestre foram EVE Energy, REPT BATTERO, BYD, Ampace e Great Power. A EVE Energy liderou com uma participação de mercado superior a 30%, seguida de perto pela REPT BATTERO com quase 20%.

BYD, Ampace e Great Power ocuparam da terceira à quinta posição, com participações de mercado variando entre 7% e 10%.

“A maioria dos projetos de pequena escala são residenciais. Como as compras de integradores de sistemas residenciais não apresentam aumentos significativos, o setor de pequena escala não deverá registrar uma recuperação”, afirmou a InfoLink.

Após o forte crescimento no final de 2023, o mercado esfriou para ajustes no primeiro trimestre deste ano. A InfoLink espera que as remessas de células aumentem novamente no segundo trimestre de 2024.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal