A Wood Mackenzie, empresa global de pesquisa e inteligência de mercado, divulgou nesta semana o ranking dos dez maiores fabricantes de inversores solares no primeiro semestre de 2025.
TOP 10 maiores fabricantes globais de inversores solares

As empresas Huawei e Sungrow foram classificadas como as duas principais fabricantes globais no período. O levantamento avaliou 23 fabricantes líderes, distribuídos em sete países, a partir de oito critérios de desempenho:
- ESG;
- Serviço pós-venda;
- Pesquisa e desenvolvimento;
- Estabilidade da cadeia de suprimentos;
- Utilização da capacidade;
- Certificações;
- Situação financeira;
- Experiência em fabricação.
Segundo Timothy Shen, analista sênior de pesquisa da Wood Mackenzie, o mercado global de inversores é liderado por um grupo de fabricantes que combina escala produtiva com capacidade de inovação.
Ele destaca que a vantagem competitiva, cada vez mais, não é definida apenas pelo volume de vendas, mas também por iniciativas associadas a critérios ESG, qualidade do serviço e cadeias de suprimentos resilientes.
As seis primeiras colocadas do ranking estão entre as 15% empresas com melhor desempenho global em sustentabilidade. Além disso, todos os fabricantes listados oferecem garantias de 20 anos ou mais.
Para a consultoria, esse movimento reforça a confiança na qualidade dos equipamentos e sinaliza um compromisso em acompanhar a vida útil dos módulos fotovoltaicos, reduzindo riscos de longo prazo para desenvolvedores e proprietários de ativos.
Inovação segue como diferencial competitivo
Mesmo diante da pressão por preços, oito dos dez maiores fabricantes de inversores reinvestem mais de 6% de sua receita em pesquisa e desenvolvimento. Esses aportes têm impulsionado avanços em digitalização, ciclos mais rápidos de atualização tecnológica dos produtos e a expansão dos portfólios de patentes.
Outro fator relevante é a diversificação geográfica das operações, que contribui para mitigar riscos comerciais. Quatro dos dez maiores fabricantes possuem cobertura global, com instalações na China, Europa, Índia, Estados Unidos, Sudeste Asiático e Israel.
“Os que apresentam melhor desempenho são aqueles que utilizam estratégias de montagem regionalizadas”, comentou Shen. “Esse posicionamento estratégico permite que os fabricantes atendam aos requisitos de conteúdo local e superem barreiras à importação, mantendo a confiabilidade do fornecimento”, completou.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.