Neste final de semana, os reservatórios das usinas hidrelétricas do SIN (Sistema Interligado Nacional) atingiram a marca de 70% de capacidade, um volume 7% superior ao registrado no mesmo período de 2024.
O percentual já era esperado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), conforme reportagem publicada pelo Canal Solar no início deste mês.
De acordo com o órgão, os níveis considerados elevados de energia armazenada estão diretamente relacionados ao período chuvoso, que desde novembro de 2024 tem apresentado volumes acima da média histórica.
Esse cenário proporcionou um alívio para os reservatórios, que são responsáveis por garantir grande parte da eletricidade consumida no país.
Além disso, o Operador destacou que algumas políticas adotadas pelo CMSE (Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico) também contribuíram para a recuperação dos níveis hídricos.
Entre as medidas, está a restrição da vazão defluente dos reservatórios das usinas de Jupiá (MS) e Porto Primavera (SP), o que permitiu a retenção de até 11% de água nos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste, que concentram 70% da capacidade de armazenamento de energia do Brasil.
Em 2024, foi determinada a adoção de estratégias para preservar os reservatórios da região Norte, que enfrentavam uma grave crise hídrica. O destaque foi para a bacia do Rio Xingu, cuja situação de escassez foi oficialmente reconhecida pela Agência Nacional de Águas (ANA) naquele ano.
Diante do aumento do volume armazenado, há uma expectativa de manutenção da bandeira tarifária verde em março, o que indica condições favoráveis de geração de energia.
Com isso, os consumidores novamente não deverão ter cobrança extra na conta de luz, já que os reservatórios apresentam níveis seguros e não há necessidade de incentivos para redução do consumo energético.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.